segunda-feira,
27 de outubro de 2025

INSS prevê realização de novo concurso em 2024

Fenasps projeta que INSS deverá realizar um novo concurso público no ano de 2024. Veja o que se sabe sobre a publicação do edital até aqui

- Anúncio -

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá realizar um novo concurso público no ano de 2024. Ao menos essa é a expectativa da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), que realizou reunião sobre o tema no último dia 9 deste mês de maio.

Além do anúncio do novo concurso, a Fenasps afirma que o INSS definiu que os aprovados nas 1000 vagas imediatas do último edital deverão atuar nas centrais de análises, e não mais no atendimento ao público, como estava previsto inicialmente. Além disso, eles também estão planejando convocar mais 250 aprovados.

“Foi informado que o INSS solicitou a convocação de um adicional de 25% sobre o número de nomeados no atual concurso, ou seja, mais 250 servidores”, disse a categoria.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

“Além disso, também será solicitada a convocação dos excedentes classificados no último certame. A gestão informou ainda que está prevista a realização de um novo concurso público para o INSS em 2024”, disse a categoria.

Em declaração recente, o Ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT) já tinha dito que está preparando novos estudos para a confirmação de um novo concurso público para o INSS.

“Temos que preparar um novo concurso. Nós temos, praticamente a metade do efetivo inicial. É necessário mais médicos peritos e ao mesmo tempo também convênios que nos ajudem”, disse o Ministro da Previdência Social.

“Percebemos que o momento agora é de resgate e a própria recriação do Ministério da Previdência demonstra a importância que é dada a essa grande instituição”, disse a Ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.

Lula também pediu concurso

Quem também vem se mostrando favorável aos concursos públicos é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista recente, ele disse que é importante que o governo contrate mais humanos, ao invés de investir em máquinas que possam substituí-los.

“Às vezes, há uma incompreensão, não sei se por má-fé ou não, mas toda vez que a gente fala em fazer concurso algumas pessoas começam a falar ‘começou a gastança, começou a gastança'”, ironizou Lula.

“As pessoas não querem compreender que para melhorar qualquer serviço público, em qualquer país do mundo, você tem que contratar seres humanos, mulheres e homens para fazer o serviço que somente o ser humano pode fazer”, afirmou o presidente.

“Não é porque estamos em um mundo desenvolvido, do ponto de vista digital, que a gente vai prescindir do ser humano. O ser humano precisa do ser humano. A nossa relação é uma relação química.”

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias