INSS: Programa do governo para aposentados “encalha” e quase ninguém embarca
Novos números do governo federal sobre o programa Voa Brasil foram divulgados. Resultado não parece ter animado o presidente LulaEm um momento em que o governo federal tenta lidar com uma crise sem precedentes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), outro projeto voltado aos aposentados também enfrenta dificuldades para sair do chão.
Estamos falando do programa Voa Brasil, lançado recentemente com a promessa de democratizar o acesso a passagens aéreas. O fato é que ele acumula números muito abaixo do esperado.
Prestes a completar 10 meses, o projeto ainda não decolou. Desde o lançamento, em julho de 2024, apenas 40 mil passagens foram reservadas.
O número representa apenas 1,3% dos 3 milhões de bilhetes que as companhias aéreas haviam se comprometido a ofertar em um ano.
A queda nas vendas
O ritmo de adesão ao programa também caiu ao longo do tempo. Enquanto nos quatro primeiros meses foram vendidas cerca de 20 mil passagens, o equivalente a 155 por dia, atualmente a média diária gira em torno de apenas 140 bilhetes.
Este é um número que preocupa profundamente o governo federal. Isso porque o Ministério de Portos e Aeroportos estava confiante de que a procura aumentaria nos meses seguintes.
Os principais destinos dos aposentados do INSS
Mesmo com a baixa procura, os bilhetes comercializados se concentraram majoritariamente em duas regiões do país:
- Sudeste: 42% das passagens
- Nordeste: 40%
Entre as cidades mais procuradas estão:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Recife
- Fortaleza
- Brasília
Contexto político
O Voa Brasil foi criado com a proposta de oferecer passagens aéreas por até R$ 200 para aposentados, pensionistas e outros públicos específicos.
No entanto, a adesão tímida levanta dúvidas sobre a efetividade do programa, especialmente em um contexto de desgaste político envolvendo o tratamento dado aos beneficiários do INSS.
Enquanto isso, o governo busca soluções para contornar os problemas no sistema previdenciário, pressionado por denúncias de descontos irregulares nas aposentadorias e pensões.
O cenário torna ainda mais difícil justificar o investimento em iniciativas que, até agora, não entregaram o resultado prometido.
Como funciona o Voa Brasil para o INSS
O Voa Brasil já nasceu cercado por polêmicas. Este programa foi anunciado pelo então ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.
Na época, o presidente Lula não gostou nada do anúncio ter sido feito antes de o projeto passar pela Casa Civil. O petista chegou a dar uma bronca pública no ministro Márcio França.
Meses mais tarde, o presidente realizou uma reforma ministerial, e trocou Márcio França por Silvio Costa Filho, que está no comando do ministério de Portos e Aeroportos até hoje.
Costa Filho deu sequência ao programa, e realizou algumas pequenas mudanças. O presidente Lula sequer compareceu ao evento de lançamento do novo projeto.