INSS: Receita libera declaração pré-preenchida também para aposentados do INSS

Até mesmo os aposentados e pensionistas do INSS que não são isentos do tributo, podem usar a declaração pré-preenchida do imposto de renda
- Anúncio -

A partir desta terça-feira (1º), os contribuintes já podem enviar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025, que serve para o ano base de 2025.

A opção, que agiliza o processo ao trazer automaticamente diversas informações financeiras do declarante, chega com algumas novidades neste ano. Os contribuintes, sobretudo aqueles que são segurados do INSS, precisam ficar de olho. 

O que é a declaração pré-preenchida

Diferente da declaração tradicional, que começou a ser recebida em 17 de março, a pré-preenchida já inclui dados fornecidos por fontes pagadoras e instituições financeiras. 

Na prática, isso reduz o risco de erros e torna o envio mais rápido. Em regra geral, na declaração pré-preenchida, o contribuinte encontra informações sobre:

  • Rendimentos recebidos;
  • Deduções;
  • Bens e direitos;
  • Dívidas e ônus reais.

Em todos os casos, para acessá-la, é necessário ter uma conta níveis Prata ou Ouro no portal gov.br. 

Quem prefere que outra pessoa faça a declaração pode autorizar o acesso pelo site ou app Meu Imposto de Renda, sem precisar compartilhar a senha gov.br.

O que muda nesse tipo de declaração em 2025

A Receita Federal anunciou que, a partir deste 1º de abril, novos dados serão incluídos na declaração pré-preenchida. Entre eles, podemos citar:

  • Contribuições para previdência privada; 
  • Saldo atualizado de contas bancárias e poupanças;
  • Saldo atualizado de fundos de investimento;
  • Imóveis adquiridos em 2024;
  • Doações realizadas no ano passado;
  • Contas bancárias, poupanças e fundos de investimento ainda não declarados;
  • Contas bancárias no exterior.

Como greve gerou impacto no prazo

A liberação da declaração pré-preenchida aconteceu 13 dias após o início do prazo convencional. Essa diferenciação nas datas da liberação não aconteceu por acaso.

O atraso ocorreu devido à greve dos auditores fiscais da Receita Federal, que reivindicam reajuste salarial. Até então, os contribuintes conseguiam visualizar apenas dados básicos, como identificação e rendimentos.

Números da declaração pré-preenchida

A Receita Federal espera que, neste ano, 57% das declarações sejam enviadas no formato pré-preenchido, totalizando 26,33 milhões de documentos. Em 2024, esse número foi de 17,89 milhões (41,2% do total).

O prazo final para a entrega do Imposto de Renda é 30 de maio, e, até a manhã da segunda-feira (31), 5,21 milhões de declarações já haviam sido enviadas. A expectativa geral do órgão é receber 46,2 milhões de documentos no total.

Se você quer optar pela declaração pré-preenchida, mas teme enviar a sua documentação com algum erro, não hesite em procurar um contador de sua confiança. O profissional vai explicar o melhor caminho para que você consiga realizar a declaração sem maiores problemas.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis