INSS registra diversas falhas de sistema durante o ano

A Dataprev, uma empresa pública que fornece soluções digitais ao governo federal, supervisiona a maior parte dos sistemas do INSS

Os sistemas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) registraram falhas em pelo menos sessenta e sete dias entre 1º de janeiro e 20 de junho. Isso representa mais de dois meses de indisponibilidade total nos sistemas em seis meses durante o ano.

Os servidores usam os sistemas do INSS para avaliar e conceder benefícios como auxílios, pensões e aposentadorias. Se eles não forem acessíveis, significa que os servidores não podem concluir essa análise. Como resultado, o cidadão ficará mais tempo na fila do INSS aguardando a liberação de seu benefício.

A Dataprev, uma empresa pública que fornece soluções digitais ao governo federal, supervisiona a maior parte dos sistemas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Confira os números da análise realizada

Após uma análise mais detalhada em relação às falhas, descobriu-se que os servidores do instituto não conseguiram desempenhar suas funções de acordo com as expectativas em mais de um terço dos dias examinados. Além disso, durante 21 desses dias, os sistemas foram desconectados durante todo o dia, e não apenas por um curto período de tempo.

Destaques sobre *** por e-mail

Por exemplo, foram registrados 14 dias de sistemas indisponíveis apenas no mês de maio, o que representa quase metade do mês.

Em relação ao mês de junho, até o dia 20 de junho, houve nove dias de falhas no sistema que impediram os servidores de trabalhar.

Mais de 987 mil pessoas estavam na fila para a análise administrativa do INSS em maio deste ano, de acordo com dados do Portal da Transparência do Ministério da Previdência Social.

Potenciais beneficiários estão esperando que a documentação enviada seja analisada por um servidor, mas isso só pode ser feito por esses sistemas, que têm apresentado falhas constantes.

Vale lembrar que entre janeiro e março, essa fila chegou a diminuir em cerca de 3%, mas voltou a crescer em abril, e teve nova alta no mês de maio.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis