INSS revela falhas no sistema
Segundo um levantamento, de janeiro de 2023 até o mês de abril de 2024 somou mais de dois meses de interrupções e inatividade total do acessoO Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS, passa por uma série de desafios operacionais desde o ano passado.
As falhas em seus sistemas de processamento, que acontecem frequentemente, têm levado a atrasos nos pedidos de benefícios, prejudicando milhões segurados.
Segundo um levantamento, de janeiro de 2023 até o mês de abril de 2024 somou mais de dois meses de interrupções e inatividade total do acesso.
Com isso, impacta diretamente a população que precisa do serviço.
A ideia era que, com a digitalização dos processos, houvesse mais agilidade e menos erros, mas na prática não foi assim.
O que se observa é um cenário que compromete a entrega de aposentadorias, das pensões e de outros tipos de assistência que são fundamentais para as famílias que a solicitam.
De acordo com um levantamento feito recentemente, cerca de 13,4% dos 25,4 milhões de processos analisados pelo Instituto nos últimos 15 meses foram diretamente afetados.
Esse levantamento mostra que o número chega a 3,4 milhões dos pedidos tendo problemas em seu processamento.
Os que tem mais problemas no sistema é o Sirc, responsável pelo salário maternidade; e o GET, que registra o maior número de falhas
Vale lembrar que esses sistemas são apenas alguns exemplos entre os que são afetados pelos problemas e que são administrados pelo INSS.
Vale ressaltar que a maioria dessas plataformas tem a gestão da Dataprev. Isso levou ao Tribunal de Contas da União a sugerir uma revisão de urgência e um investimento em infraestrutura tecnológica, a fim de prevenir novas falhas.
Por conta da gravidade dos problemas, o INSS tem tomado medidas a fim de otimizar seus sistemas. Um dos focos está na implementação de tecnologia mais avançada, como por exemplo a de inteligência artificial, visando agilizar a análise e o processamento dos pedidos online.
Além disso há um plano de melhoria da infraestrutura de tecnologia da informação que estão sendo discutidos e que prometem maior eficiência e rapidez nos atendimentos digitais.
Apesar das promessas de melhoria, muitos cidadãos ainda enfrentam dificuldades nesse sistema.