quinta-feira,
29 de janeiro de 2026

INSS tem alterações e exigência de biometria, entenda

A exigência da biometria no INSS faz parte de um conjunto de ações com o objetivo de aumentar a segurança dos benefícios e prevenir fraudes

O pagamento do INSS em fevereiro trouxe uma nova preocupação para aposentados, pensionistas e segurados que seguem o calendário da Previdência.

Uma recente alteração nas normas gerou incertezas sobre possíveis bloqueios e requisitos adicionais — especialmente em relação à biometria, que agora desempenha um papel crucial nas operações do Instituto.

A exigência da biometria no INSS faz parte de um conjunto de ações com o objetivo de aumentar a segurança dos benefícios e prevenir fraudes. Essa norma já entrou em vigor e, gradualmente, começa a afetar a forma como os pagamentos são liberados, incluindo os depósitos mensais.

Biometria poderá influenciar o pagamento do INSS

Apesar das apreensões, o INSS esclarece que os pagamentos em fevereiro não serão automaticamente suspensos para aqueles que já recebem aposentadoria ou pensão.

A implementação da biometria ocorrerá de maneira gradual, priorizando, por ora, os que estão solicitando novos benefícios.

Para esses segurados, a biometria se tornou obrigatória no ato do pedido. O sistema utiliza dados previamente registrados em documentos oficiais, como a Carteira de Identidade Nacional, a CNH, ou o título de eleitor.

Se não houver biometria registrada, o solicitante poderá receber orientações para regularizar essa situação antes que o benefício seja concedido.

No que diz respeito aos benefícios existentes, o INSS informa que qualquer necessidade de atualização será comunicada antes. Portanto, aposentados e pensionistas não precisam ir às agências neste momento nem temer a interrupção imediata dos pagamentos em fevereiro.

A exigência da biometria no INSS seguirá um cronograma progressivo, ampliando-se ao longo dos próximos anos.

Também existem exceções previstas em lei, como para idosos com mais de 80 anos, pessoas com dificuldades de locomoção, moradores de regiões remotas e brasileiros que vivem no exterior.

Sobre o INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social é uma autarquia do Governo Federal do Brasil que está vinculado ao Ministério da Previdência Social.

Ele coleta as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social e exerce funções que são exclusivas do Estado.

Compartilhe:

Thais Rodrigues
Thais Rodrigues
Formada em Jornalismo desde 2009 pela Unicsul e também pós-graduada em Jornalismo Esportivo pelo Centro Universitário FMU. Atualmente trabalhando nas áreas de redação, marketing e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

App O Trabalhador