segunda-feira,
20 de outubro de 2025

INSS vai usar WhatsApp para se comunicar com segurados

Ideia é usar a facilidade ofertada pelo WhatsApp para se comunicar mais rapidamente com segurados do INSS. Medida foi confirmada por Ministro

- Anúncio -

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá começar a usar o WhatsApp para enviar mensagens para os seus segurados. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (19) pelo Ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT). Ele disse que o novo sistema poderá trazer mais facilidades.

“Temos mais celulares do que pessoas. Todo mundo se comunica hoje pelas mensagens. Se conseguirmos utilizar essa ferramenta, vamos melhorar sensivelmente a comunicação com o cidadão. O aplicativo será testado por um mês como uma ferramenta de interação com a população”, disse o Ministro.

Carlos Lupi disse ainda que a ideia de usar o WhatsApp vai servir para levar informações aos segurados sobre agendamentos de perícias, andamento de pedidos de benefícios, orientações gerais sobre auxílios previdenciários, além de consultas a dados de aposentadorias e também de pensões que são oferecidas pela autarquia.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

O Ministro disse também que está em contato com outros ministérios para aprimorar a aproximação entre o INSS e os segurados. Segundo ele, há conversas com o Ministério da Saúde, do Desenvolvimento Social e do Desenvolvimento Agrário para o compartilhamento de dados de cidadãos entre as diferentes pastas do Governo Federal.

O poder executivo ainda não informou por quanto tempo vai durar esta fase inicial dos trabalhos. Também não está claro se o WhatsApp será usado como via de mão dupla, ou se apenas o INSS poderá entrar em contato com os segurados. Tais informações poderão ser informadas no decorrer dos próximos dias pelo Ministério da Previdência.

Golpes com o INSS

Há uma preocupação em torno da ideia de usar o WhatsApp como fonte de contato do INSS com os segurados. Analistas afirmam que o processo pode acabar sendo um prato cheio para que golpistas possam atuar com mais força.

Não é raro que quadrilhas se passem por agentes do INSS e entrem em contato com cidadãos comuns, utilizando ferramentas como o próprio WhatsApp em algumas situações. Com a indicação de que a autarquia também vai usar o sistema para entrar em contato com o cidadão, poderá existir algum tipo de confusão neste sentido.

A pasta afirma que está ciente do risco e que ainda está discutindo os detalhes da operação de maneira interna. Sobre a possibilidade de golpes, o Ministério indica que poderá criar campanhas publicitárias para informar aos cidadãos como será a abordagem do INSS por estes canais.

Até que uma nova decisão seja tomada, o Instituto segue sem enviar mensagens via WhatsApp para os seus segurados.

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias