INSS: veja quem recebe aposentadoria nesta sexta-feira (4)
Nesta sexta-feira (4), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) libera mais uma rodada de aposentadorias para seus segurados. Veja detalhesNesta sexta-feira (4), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza mais uma rodada de pagamentos do sistema de aposentadorias e benefícios. Hoje é a vez dos cidadãos que recebem mais de um salário mínimo e têm o cartão finais 3 e 8.
Já entre as pessoas que recebem um salário mínimo, hoje é o dia de pagamentos para quem o cartão final 8. O cidadão deve atentar para o fato de que o último algarismo a ser considerado é aquele vem quem antes do dígito verificador. É preciso desconsiderar o que vem depois.
É a partir deste número final que o cidadão sabe qual é o dia de pagamento do seu grupo. Para tentar dividir a demanda, o INSS opta por operar dois calendários diferentes. Um deles atende apenas as pessoas que recebem um salário mínimo, e o outro atende os cidadãos que recebem mais de um salário mínimo.
Os pagamentos referentes ao mês de outubro tiveram início no último dia 25 do mês passado. Entre quem recebe um salário mínimo, os repasses já aconteceram para as pessoas que possuem cartões com finais 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
Já entre quem recebe mais de um salário mínimo, os pagamentos começaram apenas no dia 1 deste mês de novembro. Pessoas que possuem o cartão finais 1, 2, 6 e 7 já receberam o saldo em datas anteriores.
Antes de sair de casa, os segurados podem conferir se os seus saldos já estão disponíveis sem precisar se deslocar. Basta analisar os dados através do sistema do app do Meu INSS. Há ainda a opção de verificação através do canal de atendimento do Instituto pelo telefone, com o número 135.
Aumento real para o INSS
Durante sua campanha eleitoral deste ano, o ex-presidente Lula (PT) prometeu bancar um aumento real para o salário mínimo. A mudança, ainda de acordo com ele, seria válida já a partir do próximo ano.
E o que isso tem a ver com a aposentadoria do INSS? Tudo. Pelas regras trabalhistas brasileiras, os benefícios previdenciários dos aposentados não podem ser menores do que um salário mínimo. Este é o patamar mínimo de pagamentos.
Logo, se o presidente eleito cumprir a promessa de bancar o aumento real do salário mínimo, o valor dos pagamentos das aposentadorias subirá em igual ritmo. De toda forma, ainda não há nada oficializado. Até aqui, trata-se apenas de uma promessa de Lula.
Segundo informações de bastidores colhidas pelo jornal Folha de São Paulo, a avaliação interna da equipe do PT é de que o aumento terá que ser até maior do que os 1,3% ou 1,4% que eles estavam planejando inicialmente.