Lula conseguiu cumprir a promessa de acabar com a fila do INSS?

O ano está chegando ao fim, e é hora de saber se a promessa de acabar com a fila do INSS até o final de 2023 foi cumprida pelo governo ou não
- Anúncio -

No último dia 1º de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse em seu terceiro mandato à frente do país. Em seu discurso de posse, ele fez várias promessas. Incluindo aquela em que dizia que zeraria a fila de espera para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“E estejam certos de que vamos acabar, mais uma vez, com a vergonhosa fila do INSS, outra injustiça restabelecida nestes tempos de destruição”, afirmou Lula.

A promessa foi cumprida? O que dizem os números oficiais do Ministério da Previdência sobre a quantidade de pessoas que estão na espera pelo recebimento de benefícios previdenciários do INSS neste momento?

Mudanças na promessa da fila

Em primeiro lugar, é importante lembrar que o governo federal acabou modulando a promessa de Lula no decorrer dos meses. Em abril, por exemplo, o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT). chegou a dizer que o orçamento seria insuficiente para zerar a fila de espera.

“Além do crescimento vegetativo por ano, que é um milhão, você vai ter de 800 a 900 mil a mais, então nós temos também que encontrar uma solução para o pagamento”, disse Lupi.

Nova MP

Para tentar resolver ao menos uma parte da situação, o governo federal editou em julho deste ano uma Medida Provisória (MP) criando o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social. O objetivo era justamente tentar reduzir a lista de pessoas que estavam nesta situação.

Entre as medidas indicadas no texto para a redução da fila de espera do INSS podemos citar:

  • o pagamento de bônus para servidores que trabalharem fora do horário do expediente;
  • a permissão do uso de telemedicina para as perícias.

“Acredito que, até o final do ano, vamos ter a fila para os 45 dias da lei. A lei permite até 45 dias. E no ano que vem, espero viver um outro patamar para melhorar ainda mais esse serviço” disse Lupi durante sua participação no 44º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP).

Fila de espera foi zerada?

O fato, no entanto, é que a promessa não foi cumprida. Hoje, estima-se que mais de 1 milhão de pessoas estejam na fila de espera do INSS, ou seja, Lula não conseguiu zerar a lista por completo.

Para além disso, nem mesmo a segunda promessa, notadamente mais branda, que indicava uma redução do tempo de espera para 45 dias, também não foi cumprida. Milhares de brasileiros ainda aguardam mais do que este tempo para conseguir uma resposta.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis