Lula cortou 800 mil idosos do INSS? Veja o que é verdade

Posts que circulam pela internet afirmam que o presidente teria cortado mais de 800 mil idosos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
- Anúncio -

Se você é aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e costuma usar as suas redes sociais com certa frequência, certamente se assustou com um post específico que circula com força nos últimos dias.

O post em questão afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria cortado as aposentadorias e pensões de mais de 800 mil idosos que fazem parte do INSS. Mas afinal de contas essa informação é verdadeira ou uma fake News? 

“Começa a lei que corta benefício de forma automática e imediata. Se houver suspeita de fraude, [a medida será] sem investigar ou avisar os aposentados”, diz trecho de narração do vídeo

Informação sobre cortes no INSS é falsa

De acordo com as informações oficiais, tudo isso não passa de uma grande mentira. Não há qualquer indicação de que o presidente Lula tenha confirmado uma lista de 800 mil beneficiários idosos que teriam o salário de R$ 1.412 cortado pelo INSS.

Segundo a autarquia, a verdade é que o governo federal está trabalhando nesse momento com o sistema de revisão e de atualização cadastral. Nesse caso, no entanto, não há um bloqueio definitivo, mas apenas uma suspensão temporária até que o cidadão consiga regularizar o seu cadastro.

Este sistema de revisão, aliás, não é válido para as aposentadorias comuns, mas apenas para o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que também é pago pelo INSS. Estamos falando, portanto, de um saldo de caráter assistencial.

Segundo o governo federal, a ideia é revisar os cadastros das pessoas que não atualizam o Cadúnico há mais de 4 anos, ou que sequer possuem uma conta nesse sistema.

A suspensão no INSS

Mesmo o cidadão que faz parte do BPC e que teve o benefício cortado por esse motivo, pode entrar em contato com o INSS de maneira remota ou presencial para solicitar o retorno do benefício.

Logo depois dessa solicitação, o saldo  volta a ser pago normalmente em um intervalo de até 72 horas. O cidadão precisa ir até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo para atualizar o seu Cadúnico e não voltar a perder o benefício mais uma vez 

Corte de gastos

Na noite desta quarta-feira (27), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad anunciou um pacote de corte de gastos do governo federal. Nesse sistema, os aposentados e pensionistas do INSS foram poupados.

Não existe, portanto, nenhuma indicação de corte de 800 mil aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) ao menos até este momento. Em caso de mudança nesta indicação, o artigo será atualizado.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis