sexta-feira,
24 de outubro de 2025

Mais um nome é confirmado na na CPMI do INSS prometendo “justiça para os aposentados”

Deputado que propôs a criação da comissão agora vai investigar de dentro fraudes milionárias na Previdência

- Anúncio -

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) foi confirmado como membro titular da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), popularmente conhecidas como “roubo dos aposentados”.

A confirmação ocorreu ainda na quarta-feira (16), após reunião entre o líder do PL na Câmara, deputado Sostenes Cavalcante (PL-RJ), e outros integrantes da legenda.

Atuação do deputado

Chrisóstomo teve participação direta no avanço das apurações. Foi ele quem protocolou o pedido oficial de criação da comissão no Congresso Nacional e também atuou como um dos principais articuladores da pauta, ao lado da Polícia Federal (PF) e da Advocacia-Geral da União (AGU), responsáveis pelas primeiras investigações.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Agora, com cadeira garantida na CPMI, o parlamentar afirma que terá compromisso com os segurados do INSS.

“É um compromisso que assumi com o povo. Vamos investigar, cobrar responsabilidade e garantir justiça”, declarou o deputado.

Bancada do PL define nomes da CPMI do INSS

Além de Chrisóstomo, o Partido Liberal indicou outros quatro parlamentares para compor a comissão:

  • Coronel Fernanda (MT)
  • Bia Kicis (DF)
  • Zé Trovão (SC)
  • Fernando Rodolfo (PE)

Também compõe a CPMI a deputada Adriana Ventura (Novo-SP). Já o deputado Coronel Tadeu (PL-SP) atuará em sistema de rodízio com Zé Trovão, ocupando a vaga por 45 dias.

O que a CPMI vai investigar?

A comissão terá como foco central apurar denúncias graves de:

Essas práticas causaram prejuízos milionários aos cofres públicos, especialmente no que diz respeito aos benefícios de aposentados e pensionistas.

Propostas para evitar novas fraudes

A expectativa é que, ao final dos trabalhos, a CPMI apresente propostas legislativas para:

  • Reforçar os mecanismos de controle do INSS
  • Proteger dados e benefícios dos segurados
  • Impedir que novas fraudes ocorram no sistema previdenciário

A criação da comissão é vista como resposta à crescente pressão social diante das irregularidades identificadas.

Assunto esfriou nos últimos dias

O governo federal divulgou recentemente o calendário de devolução do dinheiro descontado indevidamente de aposentados e pensionistas do INSS. O assunto, no entanto, saiu das principais manchetes do país nos últimos dias. 

Explica-se: o presidente dos EUA, Donald Trump decidiu aplicar uma sanção de 50% nos produtos brasileiros como maneira de pressionar o país a acabar com o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Com isso, o tema acabou inundando as redes sociais e as manchetes de jornais de todo o país. 

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias