Mau exemplo? Mãe e filho são alvos de operação da PF por fraude contra INSS

De acordo com as informações oficiais, esquema de fraude incluía a participação de mãe e filho contra inocentes do INSS
- Anúncio -

Uma fraude milionária contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) veio à tona no interior de Pernambuco, e o que mais chamou a atenção da Polícia Federal (PF) foi quem estava por trás do golpe: uma mulher e o seu próprio filho.

A dupla é suspeita de integrar um esquema que já causou, apenas em um dos casos identificados, um rombo de R$ 100 mil nos cofres públicos do governo federal.

A descoberta levou à deflagração da Operação Mau Exemplo, nesta quinta-feira (24), em Caruaru, no Agreste do estado.

A ação teve como objetivo cumprir dois mandados de busca e apreensão, e partiu de uma investigação mais ampla que começou ainda em 2023.

Como funcionava o golpe no INSS

Segundo a PF, o grupo agia com base na falsificação de documentos para solicitar benefícios assistenciais do INSS. 

O esquema não se limitava apenas à dupla de parentes. De acordo com a PF, as investigações indicam o envolvimento de pelo menos seis pessoas.

Nesta investigação, os agentes já descobriram que:

  • O golpe usava documentos falsos para conseguir benefícios;
  • Mãe e filho estão entre os principais alvos;
  • A fraude pode ser apenas a ponta do iceberg;
  • Novas fases da operação estão previstas para identificar outros envolvidos.

Considerando especificamente a primeira fase, o foco da Polícia Federal é aprofundar as investigações e seguir o rastro dos demais integrantes da suposta associação criminosa.

Os crimes investigados

Ainda tomando como base as informações detalhadas pela PF, é possível afirmar que: 

  • Estelionato previdenciário
  • Falsificação de documento público
  • Uso de documento falso
  • Associação criminosa

INSS no meio de um turbilhão

Curiosamente, essa não é a principal fraude em investigação envolvendo o INSS neste momento. No início da semana, a PF realizou uma megaoperação em 13 unidades da federação contra um esquema de desvio de aposentadorias através de descontos indevidos. 

O diferencial desta operação é que ela também mira a alta cúpula do INSS. O próprio presidente do Instituto, Alessandro Stefanutto foi afastado do cargo pela Justiça, e demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) logo depois. 

Até a publicação deste artigo na manhã desta sexta-feira (25), a Polícia Federal não tinha explicado qual seria o grau de envolvimento dessa alta cúpula do INSS nas fraudes.

Nesta quinta-feira (24), o governo federal anunciou que vai devolver o dinheiro de todos os aposentados e pensionistas que foram lesados pelos descontos indevidos. Mas o poder executivo não explicou como e quando vai fazer isso. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis