Ministério de Gestão e Inovação orienta sobre procedimentos diante do esquema de golpistas

A nota foi divulgada depois da notícia de golpistas terem acessado benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS)

O Ministério de Gestão e Inovação compartilhou em nota algumas orientações de como proceder diante do esquema de golpistas que estão contratando empréstimos consignados de aposentados. A ideia é a prevenção e para descobrir eventuais fraudes.

A nota foi divulgada depois da notícia de golpistas terem acessado benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O esquema permite o acesso aos serviços federais pela internet e sem a ciência das vítimas.

Dentre as orientações está:

  • Não aceitar ajuda de desconhecidos para mudar a senha no portal GOV.BR;
  • Seguir o link de recuperação de senha, caso a senha cadastrada inicialmente não funcione;
  • Em caso de dúvidas, falar com um atendente pelo gov.br/atendimento.

Para isso, é necessário confirmar se é possível acessar a conta de pessoa física pelo GOV.BR. Se o e-mail e senha cadastrados não acessarem, há o indício de fraude. A indicativa é de que o portal seja acessado com frequência a fim de identificar possível irregularidade.

Destaques sobre *** por e-mail

O especialista em tecnologia Ronaldo Prazo  fes um alerta: “A hipótese mais plausível é que seja alguém de dentro, algum funcionário, um operador ou alguém mais técnico que tenha permissão de ir na base de dados e fazer essa alteração da senha.”.

Além disso, ele também disse que é possível que o golpista mude o e-mail da pessoa.

Sobre o esquema

Segundo informações, uma quadrilha realizava acesso ao INSS para contratar empréstimos consignados em nome de terceiros, sem a ciência dos aposentados. O acesso à conta GOV.BR beneficiava os golpistas.

Uma corretora chegou a mencionar que o grupo cobrava de R$ 70 a R$ 100 para desbloquear os benefícios nessas contas, em questão de minutos.

A quadrilha fazia a negociação do acesso a conta do aposentado e realizava os empréstimos. Os fraudadores eram encontrados na internet.

Nota do Ministério da Gestão e Inovação

“O Ministério da Gestão orienta as pessoas a não aceitar ajuda de terceiros para recuperação da senha do GOV.BR. No site oficial do governo, existe o passo a passo para recuperação de senha: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/acessibilidade-e-usuario/atendimento-gov.br/duvidas-na-conta-gov.br/recuperar-conta-gov.br.

Caso seja necessário, os usuários podem utilizar os canais oficiais da pasta para sanar dúvidas sobre a sua conta no GOV.BR, como o gov.br/atendimento.

Em relação às possíveis fraudes, o Ministério da Gestão esclarece que fará uma comunicação às autoridades competentes para a averiguação dos fatos. Todas as informações de acessos e atendimentos são registradas na plataforma do governo federal, o que facilita a investigação.

Lembrando que sempre que uma senha do GOV.BR for resetada, a conta se torna de nível bronze. Neste nível, os serviços mais sensíveis (como a declaração pré-preenchida de Imposto de Renda e a solicitação da Carteira de Trabalho Digital) não estão disponíveis, só podendo ser acessados com uma conta Prata ou Ouro.

Caso exista a desconfiança de uma possível fraude, o ministério ressalta a importância do registro de um Boletim de Ocorrência para possibilitar a devida investigação policial.”

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis