Mudança no consignado do INSS: veja como pagar menos nas parcelas
Nova decisão tomada pelo governo federal deve interferir diretamente no consignado pago por milhões de aposentados do INSSVocê certamente já ouviu falar no consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Trata-se de uma modalidade de empréstimo, em que o cidadão solicita o dinheiro, e depois precisa pagar a quantia por meio de descontos diretos na folha de pagamento.
Nesta semana, o governo federal tomou uma nova decisão sobre o consignado, que deve permitir um alívio maior para os aposentados e pensionistas que aderem a esse tipo de crédito.
O que muda no consignado
De acordo com as informações oficiais, o governo federal decidiu ampliar de 84 para 96 meses o prazo máximo para o pagamento dos empréstimos consignados destinados a aposentados e pensionistas do INSS.
A medida deve ser publicada nessa quarta-feira (6) no Diário Oficial da União (DOU). O objetivo é claro: aliviar o orçamento dos beneficiários, o que pode permitir uma redução do valor das parcelas ao distribuir o pagamento por um período de tempo notadamente maior
A alteração, aliás, já foi oficializada por meio em instrução normativa publicada pelo Ministério da Previdência Social.
Todas as instituições financeiras terão um prazo para se adaptar às novas regras, mas a expectativa é de que a implementação geral ocorra dentro de mais algumas semanas.
Como funciona o consignado na prática
É importante destacar que as demais regras do consignado seguem valendo normalmente. O limite de endividamento dos aposentados e pensionistas dentro desse sistema de crédito continua o mesmo.
Hoje, os beneficiários podem comprometer até 45% do valor do benefício com empréstimos consignados, que podem ser distribuídos da seguinte forma:
- 35% para empréstimos consignados diretos
- 5% para consignado via cartão de crédito
- 5% para consignado por cartão de benefícios
Polêmicas com o crédito
O fato é que o consignado do INSS vem enfrentando uma série de polêmicas nos últimos meses. Talvez a maior delas gire em torno dos golpes que estão vitimando idosos em todas as regiões do país.
Esses golpes são praticados por criminosos que se passam por agentes do INSS, e entram em contato com os aposentados e pensionistas. Em alguns pontos, eles prometem antecipar os pagamentos do consignado, e muita gente acaba acreditando.
Outra polêmica que está crescendo nesse momento é a questão do desconto indevido na aposentadoria. Muitos idosos que afirmam não terem solicitado nenhum consignado, estão tendo os abatimentos, e passam por muitas dificuldades para conseguir resolver o problema.
Mesmo diante de todo esse contexto, o fato é que o governo federal segue atuando para tentar aumentar a oferta do crédito consignado aos aposentados e pensionistas. A avaliação da equipe econômica é de que essa liberação é positiva para a economia, sobretudo para que os idosos consigam empreender na terceira idade.