Mudanças na idade para aposentadoria 2025. Como vai ficar?
Saiba mais sobre as mudanças significativas nas regras de aposentadoria para 2025A aposentadoria é definitivamente um dos assuntos mais populares e que demandam maior atenção dos brasileiros – afinal, desde a Reforma da Previdência, em 2019, temos mudanças constantes na idade mínima para aposentadoria.
Para aqueles que pretendem se aposentar em 2025, entender essas modificações é essencial, pois elas afetam as modalidades de aposentadoria por pontos, idade mínima e tempo de contribuição. Essas mudanças visam adaptar o sistema previdenciário às novas realidades demográficas e econômicas do país.
Acompanhe a leitura e saiba mais!
Qual será a idade para se aposentar em 2025?
Com a Reforma da Previdência, que entrou em vigor a partir de 13 de novembro de 2019, algumas modalidades de aposentadoria deixaram de existir. Foi o caso da aposentadoria por tempo de contribuição e da aposentadoria por idade.
Isso aconteceu porque, agora, todas as modalidades contam com uma idade mínima para aposentadoria, além de um período de carência – isto é, o período mínimo, em meses, que o segurado deve ter contribuído para o INSS.
No entanto, para que quem já estivesse próximo de se aposentar não se prejudicasse, foram criadas as regras de transição que têm como objetivo suavizar esse período de transição entre as regras antigas e o que estabelece a nova previdência.
Duas dessas regras de transição sofrem mudanças anuais. Assim, para conferir a idade para aposentadoria em 2025, vamos te contar!
Idade progressiva
Esta regra de transição dita que, a partir de 2020, serão somados 6 meses por ano até que a nova idade mínima (65 ou 60 anos) seja atingida, partindo de 61 anos (homens) e 56 anos (mulheres).
Assim, em 2025, será necessário:
- para mulheres: 59 anos de idade e 30 anos de contribuição;
- para homens: 64 anos de idade e 35 anos de contribuição.
A aposentadoria por idade apresenta poucas mudanças entre 2024 e 2025. Homens precisam ter 65 anos, enquanto mulheres devem ter 62, além de 15 anos de contribuição. Para os homens que começaram a contribuir após a reforma, o tempo mínimo exigido é de 20 anos.
O benefício inicial é de 60% da média das contribuições, com um aumento de 2% para cada ano adicional de contribuição.
Para atingir 100% da média, as mulheres precisam contribuir por 35 anos e os homens por 40 anos, respeitando o teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
Aposentadoria por Pontos
Nesta regra de transição, os pontos são a somatória da idade com o tempo de contribuição.
A partir de 2020, a cada ano são necessários determinados números de pontos para que a aposentadoria seja concedida, começando em 96 pontos para homens e 86 pontos para mulheres, e chegando ao limite de 105 e 100 pontos, respectivamente.
Em 2025, então, serão necessários 102 pontos para homens e 92 pontos para mulheres. Essa soma considera um tempo mínimo de contribuição de 30 anos para mulheres e de 35 anos para homens.
Aposentadoria para os Professores
Os professores também enfrentaram mudanças nas regras de aposentadoria. No regime de pontos, professoras precisam de 87 pontos e professores de 97, baseados no tempo mínimo de contribuição na rede básica.
Para a aposentadoria por idade mínima, as professoras devem ter 54 anos e os professores 59.
Como simular a aposentadoria no Meu INSS?
Para simular o valor do benefício recebido, siga o passo a passo:
- acesse o portal Meu INSS com seu CPF e senha cadastrada
- clique em “Do que você precisa?”;
- no campo de busca, digite “simular aposentadoria”;
- confira seus dados e faça as alterações, caso necessário, clicando no lápis;
- em seguida, clique em “Recalcular”;
- na tela aparecerá o resultado da simulação e você pode clicar em “Pedir Aposentadoria”, caso o benefício já esteja disponível e seja vantajoso para você.