Nova fraude no INSS gera condenação, e choca brasileiros; confira

De acordo com o MPF, funcionário do INSS teria usado 'laranjas' para facilitar fraudes no sistema do Instituto Nacional do Seguro Social

Um grande esquema de fraude dentro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem chocando brasileiros nessa semana. O caso aconteceu na cidade de São Luís, no Maranhão. De acordo com as informações da Justiça Federal um único servidor teria chegado a desviar mais de R$ 876 mil.

De acordo com as informações oficiais, a Justiça Federal condenou esse servidor e mais quatro pessoas envolvidas no esquema de fraude de benefícios. A ação de improbidade administrativa foi o ajuizada ainda pelo Ministério Público Federal (MPF).

Como funcionava o golpe do INSS

Segundo o Ministério Público esse servidor estaria inserindo dados falsos no sistema, e concedendo benefícios sociais indevidos. Com a ajuda de outras pessoas, ele conseguiu autorizar o valor dos benefícios. Essas pessoas eram usadas como laranjas.

É importante notar que não estamos falando de uma fraude pequena. Entre os anos de 2003 e 2005, esse servidor teria concedido cerca de 130 mil benefícios de amparo social ao idoso, a pessoas fictícias ou mesmo desconhecidas.

Destaques sobre *** por e-mail

E é justamente nesse contexto que entram os outros quatro condenados. Essas pessoas envolvidas no esquema eram cidadãos do convívio do servidor. Eles eram inseridos no sistema do INSS como procuradores dos beneficiários.

Assim, os quatro conseguiram sacar valores e transferir o dinheiro em troca de comissões.  Vale lembrar que o fato de o denunciado ser um servidor do INSS, o ajudava a ter acesso a informações privilegiadas. Além disso, ele conseguia entrar em sistemas que não eram disponíveis para todos. 

A condenação

A Justiça Federal condenou os cinco a ressarcir o valor de R$ 876 mil ao INSS. Esse pagamento precisa ser feito com correção de juros desde a data em que os repasses foram feitos.

Além disso, o servidor do INSS também foi condenado à perda do cargo público. Ele também teve a suspensão dos direitos políticos e a proibição de firmar contratos com a administração pública no período de 8 anos.

Fila do INSS

Enquanto um servidor do INSS fraudava benefícios previdenciários para pessoas que não precisavam receber o saldo, milhares de brasileiros seguem na chamada fila de espera. Possivelmente vários deles precisam de fato do dinheiro e não estão conseguindo receber nada.

Embora o governo federal venha realizando uma força tarefa para atender essas pessoas e acabar com a fila de espera, o fato é que várias delas estão há meses sem uma resposta.

Em muitos casos, os cidadãos precisam do dinheiro e não estão conseguindo trabalhar. Assim, eles não conseguem nem a renda do trabalho, e nem a renda do INSS.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis