quinta-feira,
8 de janeiro de 2026

Nova regra do INSS muda acesso ao consignado em aposentadorias

INSS passa a bloquear mensalmente o crédito consignado e exige liberação ativa do segurado para evitar fraudes e descontos indevidos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a aplicar um bloqueio automático e recorrente para a contratação de crédito consignado em aposentadorias e pensões. 

A medida está em vigor desde novembro e altera a forma como os segurados acessam esse tipo de empréstimo.

A mudança amplia os mecanismos de segurança e busca reduzir fraudes e contratações feitas sem autorização dos beneficiários.

O que muda no consignado do INSS

Com a nova regra, todos os benefícios previdenciários ficam, por padrão, bloqueados para novas contratações de crédito consignado. O desbloqueio deixa de ser automático e passa a depender de uma ação direta do titular do benefício.

Para liberar o empréstimo, o segurado precisa acessar o site ou aplicativo Meu INSS e realizar o procedimento com autenticação biométrica.

Antes da mudança, o bloqueio automático existia apenas para novos beneficiários, limitado aos primeiros 90 dias após a concessão do benefício. Agora, o bloqueio é permanente e renovado todos os meses.

Por que o bloqueio foi adotado

A medida atende a uma recomendação do Tribunal de Contas da União, dentro de um processo iniciado em 2024, e ocorre em meio ao avanço de investigações sobre fraudes no sistema previdenciário.

Em abril deste ano, a Polícia Federal deflagrou a Operação Sem Desconto, que identificou esquemas de descontos indevidos em aposentadorias e pensões, feitos sem autorização dos segurados.

Segundo o INSS, o objetivo principal é reduzir o risco de golpes, especialmente contra idosos, e aumentar o controle sobre a concessão do consignado.

Como funciona o crédito consignado

O consignado do INSS permite comprometer até 45% da renda mensal do benefício. Desse total, 35% são destinados a empréstimos pessoais, 5% ao cartão de crédito consignado e 5% ao cartão de benefício.

O prazo para pagamento pode chegar a 84 meses. Com o novo modelo, nenhuma contratação pode ocorrer sem que o titular autorize expressamente a liberação do crédito.

Novas regras em análise no Congresso

O Projeto de Lei 1.546/2024, que ainda aguarda sanção, prevê medidas adicionais de segurança. Entre elas, está a proibição do desbloqueio por telefone ou por procuração.

Caso aprovado, o texto também determina que a contestação de contratos seja feita exclusivamente pelo Meu INSS ou de forma presencial nas agências da Previdência. Outra exigência é a manutenção de terminais de biometria em todas as agências, com adaptação para idosos e pessoas com deficiência.

Impacto no volume de empréstimos

As mudanças já refletem no mercado de crédito. Entre janeiro e outubro de 2025, foram concedidos R$ 60,8 bilhões em empréstimos consignados do INSS, um volume 32% menor em comparação com o mesmo período de 2024.

Os dados são da ABBC, com base em informações do Banco Central do Brasil. No período, foram realizadas 18,8 milhões de operações.

Em outubro, o estoque total de crédito consignado alcançou R$ 279 bilhões, com cerca de 65,5 milhões de contratos ativos e aproximadamente 16 milhões de segurados atendidos.

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

App O Trabalhador