Novo golpe da prova de vida assusta segurados do INSS; como se proteger
Criminosos estão se aproveitando do atual contexto político para tentar aplicar golpes envolvendo a prova de vida do INSS em 2024Neste exato momento, aposentados e pensionistas de todo o país têm um temor. Criminosos estariam se aproveitando do atual contexto social do país para tentar aplicar golpes envolvendo a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A prova de vida é um procedimento anual que precisa, em tese, ser realizado pelos segurados do INSS. Como o próprio termo já indica, o cidadão precisa realizar o procedimento para comprovar que está vivo e seguir recebendo o determinado benefício previdenciário.
Nos últimos anos, esse sistema de prova de vida acabou passando por uma série de mudanças de regras. E é justamente nesse contexto de confusão que muita gente não entende o que precisa ser feito nesse ano de 2024. Esses cidadãos acabam caindo em golpes com bastante frequência.
O golpe do INSS
De acordo com o Ministério da Previdência, o novo golpe é um dos mais sofisticados já realizados pelos criminosos. Em primeiro lugar, eles entram em contato com o cidadão através de uma mensagem de texto ou telefônica.
Nessa mensagem, eles afirmam que o cidadão precisa realizar a prova de vida o quanto antes para não perder o direito de receber o seu benefício, seja ele uma aposentadoria ou uma pensão, por exemplo.
Logo depois, os criminosos agendam uma visita domiciliar aos segurados. Eles chegam ao local trajando roupas falsas do INSS, além de documentos irreais de identificação. Assim, as vítimas acabam acreditando no sistema.
No decorrer da visita, os criminosos conseguem uma série de documentos das vítimas, e até mesmo dinheiro em alguns casos.
Como identificar o golpe
A primeira grande dica para se livrar desse golpe específico é se informar sobre essas atuais regras da prova de vida. Assim, você vai entender quem precisa realizar o procedimento e quem não precisa se preocupar com o sistema agora.
De acordo com o Ministério da Previdência, nenhum cidadão brasileiro vai perder o direito de receber o seu benefício previdenciário nesse ano de 2024 por conta da falta de realização da prova de vida.
Por isso, ao receber uma mensagem de alguma pessoa afirmando que você precisa realizar a prova de vida para não perder o benefício neste ano, saiba que se trata de um golpe.
Uma segunda dica importante é evitar clicar em links que são enviados através da internet seja pelas redes sociais ou por aplicativos de trocas de mensagens. Em boa parte dos casos, esses links são maliciosos, e podem gerar uma perda de dados importante do seu celular.