O que vai funcionar no feriado de Corpus Christi?

Atendimentos são suspensos na próxima quinta-feira. Contudo, alguns serviços retornam na sexta. Entenda
- Anúncio -

A data católica de Corpus Christi sempre causa um pouco de confusão com relação a ser feriado ou ponto facultativo. A resposta está na legislação de cada cidade.  Se não há legislação local sobre a data, esta é um ponto facultativo. 

As capitais que funcionam com ponto facultativo no Corpus Christi em 2023 são: Rio Branco (AC), Macapá (AP), Fortaleza (CE), Brasília (DF), São Luís (MA), Belém (PA), João Pessoa (PB), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Porto Velho (RO), Florianópolis (SC), Aracaju (SE) e Palmas (TO).

- Anúncio -

Já nas seguintes capitais a quinta-feira é compreendida como feriado: Maceió (AL), Manaus (AM), Salvador (BA), Vitória (ES), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Boa Vista (RR) e São Paulo (SP).

Os bancos e agências do INSS não abrem nesta quinta, dia 08. Todavia, os bancos retornam na sexta, dia 09,em expediente normal. Já o INSS vai emendar com sexta-feira. Portanto, o segurado ou cliente bancário terá que utilizar os meios remotos para realizar alguma operação nestas instituições.

Veja como ficará o expediente em ambos os locais 

Destaques sobre *** por e-mail

Atendimentos remotos

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas quinta e sexta-feira, dias 8 e 9 de junho. Na segunda-feira, dia 12, o atendimento volta ao normal.

Pelo telefone 135, também não haverá atendimento humano na quinta e sexta-feira, apenas atendimento eletrônico. No sábado o atendimento será normal, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Por meio do atendimento eletrônico, é possível obter informações sobre o benefício, saber o horário que foi agendado o próximo atendimento na agência ou ainda obter informações de pagamento. 

As ligações para o 135 são gratuitas se partir de telefone fixo. Quem usar o celular vai pagar apenas o valor de uma ligação local. 

O Meu INSS também estará disponível e funcionará sem interrupção, inclusive no final de semana e no feriado.

Pelo Meu INSS, o cidadão tem acesso a mais de 100 serviços e pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, o cidadão também encontra a assistente virtual Helô, que orienta e esclarece dúvidas sobre serviços e benefícios do INSS.

Atendimento Bancário

Com relação aos bancos, estes também não vão abrir na quinta-feira, dia 8, mas o atendimento presencial ao público volta ao normal na sexta-feira (9).

A divulgação do funcionamento dos bancos foi através da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento no dia 08 de junho poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia 9, após o feriado

A Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativos dos bancos para fazer transferências e pagar contas nos dias em que houver expediente. As operações instantâneas, como o Pix, além dos pagamentos nos cartões de débito e crédito, funcionam normalmente.

Demais serviços

Quanto aos shoppings e comércio de rua, a abertura será opcional a cada empresa durante o Corpus Christi.

As agências de correio estarão fechadas apenas no dia do feriado, quinta-feira. O deslocamentos das correspondências continua sem interrupções.

No serviço público federal, os dias 8 e 9 de junho são ponto facultativo. Logo, alguns servidores devem aproveitar o feriado emendado como “folga”.

- Anúncio -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis