Pedido do INSS negado? Veja 3 atitudes que podem ser tomadas
As solicitações podem ser feitas pelo telefone ou pelo site Meu INSSO indeferimento de um benefício do INSS pode ocorrer por vários fatores. Existem algumas situações que impedem a concessão do benefício no INSS, porém, tais barreiras podem ser contornadas no Poder Judiciário com o ingresso de procedimento judicial adequado.
Na verdade, alguns indeferimentos são mesmo esperados, exatamente porque para fazer valer esse direito o Poder Judiciário precisa intervir para o reconhecimento.
Ter um benefício negado no INSS é algo comum para diversos trabalhadores, mas para aqueles que estão doentes ter o benefício negado é mais complicado ainda.
Entenda que muitos benefícios são negados pois o INSS é obrigado a seguir exatamente o que diz a lei, independentemente de qualquer situação particular do segurado. E na maioria das vezes é por falta ou problemas de documentação.
Como agir em uma situação desagradável como essa? Acompanhe!
O que fazer se meu benefício foi negado?
Primeiramente, analise qual foi o motivo da negativa. Para isso tenha em mãos a carta de comunicação de decisão do INSS, que é onde consta o motivo.
Nessa linha, para benefícios como aposentadorias ou pensão por morte é preciso analisar o processo administrativo para saber qual foi a análise realizada e, saber exatamente por quais motivos o benefício foi indeferido.
Após isso, é possível optar entre três opções:
- recorrer no próprio INSS; ou
- encaminhar novo pedido administrativo; ou
- ingressar com uma ação judicial.
1- Recorrer ao INSS
O prazo para dar entrada com o pedido é de até 30 (trinta) dias após receber a comunicação do indeferimento (negativa). O pedido tem a opção de solicitar de duas formas: pelo telefone 135 ou pelo site Meu INSS. Veja:
- acessar o Meu INSS com seu login e senha;
- buscar a opção “Agendamentos/Requerimentos”;
- clicar em “Novo Requerimento”;
- para facilitar, digitar na busca a palavra “recurso”;
- escolher a opção desejada;
- inserir todos os dados solicitados;
- finalizar seu pedido.
Os documentos básicos necessários para realizar o recurso são:
- documentos pessoais do interessado;
- listagem dos motivos, de acordo com a legislação, pelos quais você discorda da decisão do INSS;
- outros documentos que o cidadão queira adicionar, como simulação de tempo de contribuição, petições etc.
2- Dar entrada em um novo pedido
Para fazer um novo requerimento é preciso analisar os motivos da negativa e apresentar o novo requerimento com todas as pendências regularizadas e com toda documentação necessária.
Mas é preciso lembrar que com essa opção tudo será feito do zero novamente. Para realizar o novo pedido basta seguir o passo a passo:
- acessar o site Meu INSS e logar pela conta gov.br
- Na tela seguinte, escolha pela opção “Novo Pedido”
- Clique em “Novo Requerimento”, procure pelo serviço e selecione aquele que deseja atendimento (basta clicar digitar uma palavra-chave relacionada ao serviço desejado no campo pesquisar)
- Agora basta seguir o próprio site irá te pedir
As solicitações também podem ser realizadas pessoalmente em uma agência do INSS. Porém é necessário ser previamente agendado pelo Meu INSS da mesma forma ou ligar no telefone 135.
3- Entrar com Ação judicial
Para escolher essa opção o segurado não precisa obrigatoriamente ter realizado o recurso administrativo. Contudo, sugerimos que contrate um advogado. Essa opção pode ter algumas vantagens como:
- Maior abertura para comprovar e discutir o seu direito.
- Maior liberdade para interpretar a lei.
- O trabalhador poderá receber os valores retroativos a partir da data em que o benefício foi encaminhado ao INSS.