PF desarticula operação de fraudes sistemáticas no INSS; entenda
De acordo com as informações da própria Polícia Federal grupo teria desviado mais de R$ 73 milhões a partir de fraudes sistemáticas no INSSUma grande operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) no Piauí nessa terça-feira (3) desmantelou um esquema de corrupção que desviou R$ 73 milhões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
De acordo com as informações da Polícia, a operação Scarface conseguiu desmantelar um esquema de fraudes sistemáticas no Instituto, que contava com a participação de alguns servidores do próprio INSS.
“A investigação teve origem a partir da análise do material apreendido na Operação Bússola (deflagrada em 2021), tendo sido identificada uma nova organização criminosa composta por um ex-servidor e quatro servidores do INSS”, informou o órgão em nota.
Como funcionava a fraude no INSS
O esquema consistia simplesmente na obtenção de benefícios de aposentadoria por idade rural, e também do salário maternidade rural. Para tanto, o grupo realizava a falsificação e uso de documentos públicos.
A PF explicou que os requerimentos dos benefícios eram instruídos com documentos falsos, e logo depois direcionados de maneira indevida para servidores do próprio grupo criminoso.
O tamanho do estrago
Ainda tomando como base as informações disponibilizadas pela PF, até este momento 176 benefícios de aposentadoria por idade rural e de salário maternidade rural foram identificados com indícios de fraude.
A operação Scarface
A Operação realizada na terça-feira (3) consistiu basicamente no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão, nas cidades de Teresina, Piripiri e Codó, essa última especificamente no estado do Maranhão.
Todas as ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da 1ª Vara Federal da capital piauiense.
A Justiça Federal também aproveitou essa operação para determinar o bloqueio das contas dos investigados, além da suspensão da função pública para os servidores públicos que estão envolvidos.
A ordem também exige uma imediata revisão administrativa dos 176 benefícios que supostamente foram fraudados.
Fraudes no INSS
Esta não é a primeira, e certamente não será a última fraude encontrada pela Polícia Federal (PF) envolvendo os pagamentos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Neste momento, existe uma avaliação do governo federal de que é preciso tomar medidas para evitar que novas fraudes sigam acontecendo. Desta vez, o foco está no Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Ainda na semana passada, o ministro da Fazenda Fernando Haddad anunciou um pacote de corte de gastos. Dentro desse documento, o chefe da pasta econômica confirmou que vai aumentar a fiscalização em relação aos beneficiários.
Um sistema de biometria será criado para evitar que pessoas que não têm direito ao programa recebam o benefício em suas contas. Esse sistema também será usado para outros benefícios como o Bolsa Família e o Auxílio-gás nacional, por exemplo.