domingo,
26 de outubro de 2025

PF desarticula operação de fraudes sistemáticas no INSS; entenda

De acordo com as informações da própria Polícia Federal grupo teria desviado mais de R$ 73 milhões a partir de fraudes sistemáticas no INSS

- Anúncio -

Uma grande operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) no Piauí nessa terça-feira (3) desmantelou um esquema de corrupção que desviou R$ 73 milhões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com as informações da Polícia, a operação Scarface conseguiu desmantelar um esquema de fraudes sistemáticas no Instituto, que contava com a participação de alguns servidores do próprio INSS.

“A investigação teve origem a partir da análise do material apreendido na Operação Bússola (deflagrada em 2021), tendo sido identificada uma nova organização criminosa composta por um ex-servidor e quatro servidores do INSS”, informou o órgão em nota.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Como funcionava a fraude no INSS

O esquema consistia simplesmente na obtenção de benefícios de aposentadoria por idade rural, e também do salário maternidade rural. Para tanto, o grupo realizava a falsificação e uso de documentos públicos.

A PF explicou que os requerimentos dos benefícios eram instruídos com documentos falsos, e logo depois direcionados de maneira indevida para servidores do próprio grupo criminoso.

O tamanho do estrago

Ainda tomando como base as informações disponibilizadas pela PF, até este momento 176 benefícios de aposentadoria por idade rural e de salário maternidade rural foram identificados com indícios de fraude.

A operação Scarface

A Operação realizada na terça-feira (3) consistiu basicamente no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão, nas cidades de Teresina, Piripiri e Codó, essa última especificamente no estado do Maranhão.

Todas as ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da 1ª Vara Federal da capital piauiense.

A Justiça Federal também aproveitou essa operação para determinar o bloqueio das contas dos investigados, além da suspensão da função pública para os servidores públicos que estão envolvidos.

A ordem também exige uma imediata revisão administrativa dos 176 benefícios que supostamente foram fraudados.

Fraudes no INSS

Esta não é a primeira, e certamente não será a última fraude encontrada pela Polícia Federal (PF) envolvendo os pagamentos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Neste momento, existe uma avaliação do governo federal de que é preciso tomar medidas para evitar que novas fraudes sigam acontecendo. Desta vez, o foco está no Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Ainda na semana passada, o ministro da Fazenda Fernando Haddad anunciou um pacote de corte de gastos. Dentro desse documento, o chefe da pasta econômica confirmou que vai aumentar a fiscalização em relação aos beneficiários.

Um sistema de biometria será criado para evitar que pessoas que não têm direito ao programa recebam o benefício em suas contas. Esse sistema também será usado para outros benefícios como o Bolsa Família e o Auxílio-gás nacional, por exemplo.

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias