Problema na plataforma do gov.br deixa usuários sem acesso ao Meu INSS

Usuários relataram problemas na plataforma do gov.br. O sistema ficou indisponível e só voltou a funcionar a partir das 17h.
- Anúncio -

Desde as 13h de hoje (25/10/2022), a plataforma do gov.br ficou indisponível e só voltou à normalidade a partir das 17h.

O sistema já vinha apresentando falhas de instabilidade pela manhã. A tarde o acesso ao aplicativo Meu INSS e o app Carteira Digital ficaram fora do ar.

De acordo com a Serpro, o sistema está passando por ajustes técnicos, mas não esclareceu o que levou à falha.

Essa instabilidade ocorre justamente quando o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) e candidato à reeleição utiliza a digitalização como propaganda eleitoral. Ele tem citado o gov.br para afirmar que o Brasil “é o mais digital das Américas, à frente dos Estados Unidos”.

 

Falha prejudicou usuários do gov.br

A falha no sistema impediu usuários de entrar com solicitação de aposentadoria, e, por exemplo, consultar os processos de solicitação de benefícios previdenciários.

Por volta das 11h, o Downdetector, site que monitora falhas na internet, recebeu muitos relatos sobre problemas no funcionamento da Receita Federal, Dataprev e Ecac. A tarde, o site do gov.br. começou a apresentar uma mensagem indicando que o site estava em manutenção.

 

Comissão da OAB vê possibilidade de problema de segurança

Já durante a manhã a Comissão de Direito Previdenciário da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) emitiu um alerta sobre o incidente que estava acontecendo no sistema do gov.br. Para a Comissão é possível que um problema de segurança tenha ocasionado tudo isso.

O governo federal oferece, ao todo, 4.800 serviços públicos. Destes, o gov.br disponibiliza 4 mil. O número significa 84% de todos esses serviços.

 

Problemas com login 

Os relatos dos internautas eram que a área de login estava apresentando problemas. Quando tentava logar com o CPF  e senha, o usuário se deparava com uma mensagem indicando que a senha estava errada. Logo a seguir outra mensagem aparecia: “o cadastro do usuário foi bloqueado”. O site caia quando o usuário tentava recuperar a senha.

Diego Cherulli, vice-presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), afirmou que o sistema está passando por instabilidade desde a semana passada. Entretanto, foi apenas nesta terça que o problema ficou mais grave.

“Não estamos conseguindo trabalhar, o Meu INSS está fora do ar, e milhares de pessoas estão sendo prejudicadas. Isso gera fila, aumento no tempo de espera” foram as palavras de Cherulli.

Para o vice-presidente do IBDP, o padrão é que os usuários sejam avisados com antecedência se for necessário que o sistema fique fora do ar, o que não aconteceu nesse caso.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis