terça-feira,
21 de outubro de 2025

Problema na plataforma do gov.br deixa usuários sem acesso ao Meu INSS

Usuários relataram problemas na plataforma do gov.br. O sistema ficou indisponível e só voltou a funcionar a partir das 17h.

- Anúncio -

Desde as 13h de hoje (25/10/2022), a plataforma do gov.br ficou indisponível e só voltou à normalidade a partir das 17h.

O sistema já vinha apresentando falhas de instabilidade pela manhã. A tarde o acesso ao aplicativo Meu INSS e o app Carteira Digital ficaram fora do ar.

De acordo com a Serpro, o sistema está passando por ajustes técnicos, mas não esclareceu o que levou à falha.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Essa instabilidade ocorre justamente quando o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) e candidato à reeleição utiliza a digitalização como propaganda eleitoral. Ele tem citado o gov.br para afirmar que o Brasil “é o mais digital das Américas, à frente dos Estados Unidos”.

 

Falha prejudicou usuários do gov.br

A falha no sistema impediu usuários de entrar com solicitação de aposentadoria, e, por exemplo, consultar os processos de solicitação de benefícios previdenciários.

Por volta das 11h, o Downdetector, site que monitora falhas na internet, recebeu muitos relatos sobre problemas no funcionamento da Receita Federal, Dataprev e Ecac. A tarde, o site do gov.br. começou a apresentar uma mensagem indicando que o site estava em manutenção.

 

Comissão da OAB vê possibilidade de problema de segurança

Já durante a manhã a Comissão de Direito Previdenciário da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) emitiu um alerta sobre o incidente que estava acontecendo no sistema do gov.br. Para a Comissão é possível que um problema de segurança tenha ocasionado tudo isso.

O governo federal oferece, ao todo, 4.800 serviços públicos. Destes, o gov.br disponibiliza 4 mil. O número significa 84% de todos esses serviços.

 

Problemas com login 

Os relatos dos internautas eram que a área de login estava apresentando problemas. Quando tentava logar com o CPF  e senha, o usuário se deparava com uma mensagem indicando que a senha estava errada. Logo a seguir outra mensagem aparecia: “o cadastro do usuário foi bloqueado”. O site caia quando o usuário tentava recuperar a senha.

Diego Cherulli, vice-presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), afirmou que o sistema está passando por instabilidade desde a semana passada. Entretanto, foi apenas nesta terça que o problema ficou mais grave.

“Não estamos conseguindo trabalhar, o Meu INSS está fora do ar, e milhares de pessoas estão sendo prejudicadas. Isso gera fila, aumento no tempo de espera” foram as palavras de Cherulli.

Para o vice-presidente do IBDP, o padrão é que os usuários sejam avisados com antecedência se for necessário que o sistema fique fora do ar, o que não aconteceu nesse caso.

Compartilhe:

Lucy Tamborino
Lucy Tamborino
Sou redatora estratégica com quase 10 anos de experiência, focada em traduzir informações complexas em narrativas impactantes que geram resultados reais. Desenvolvo conteúdos especializados, além de materiais como e-books para geração e conversão de leads. Também participei de coberturas jornalísticas em eventos médicos, acompanhando aulas e realizando entrevistas com palestrantes e visitantes.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias