Prorrogação do auxílio doença: você sabe como solicitar a sua?
Benefício é concedido mediante comprovação da incapacidade por meio de perícia médica. EntendaÉ possível receber o auxílio-doença do INSS quando você está incapacitado para o trabalho, em razão de doença ou acidente. Assim, nesse período você pode receber um valor mensal do INSS.
Porém, é comum a liberação por um prazo determinado pela perícia médica. Mas pode acontecer de você ainda não conseguir retornar ao trabalho.
Nesse caso, você pode solicitar a prorrogação do pagamento do auxílio, passar por uma nova perícia e, assim, continuar afastado até terminar a sua recuperação.
Mas como fazer este procedimento? Acompanhe esta leitura e fique por dentro de todos os detalhes sobre esse procedimento de prorrogação do auxílio-doença.
O que é o auxílio-doença?
O Auxílio-Doença, após a reforma da previdência ganhou um novo nome que é Benefício por Incapacidade temporária.
Essa definição é apurada pelo perito do INSS, que no momento da perícia verificará a gravidade da sua situação e definirá o prazo que você deve ficar afastado de suas atividades.
Caso na resposta do INSS não conste essa informação, o prazo legal será de 120 dias. Pois bem, supondo que você esteja recebendo o benefício, porém ao final do prazo você percebe que ainda está incapacitado para voltar às atividades.
Como proceder? Se você está incapacitado, não deve voltar a trabalhar, mas precisa pedir ao INSS que ele continue pagando o seu benefício. É nessa hora que entra o pedido de prorrogação do auxílio-doença.
Através do pedido de prorrogação o INSS te concederá novo prazo para continuar recebendo o benefício.
Como solicitar a prorrogação do auxílio-doença?
Esse pedido é feito ao INSS através da plataforma Meu INSS (aplicativo ou pelo portal entrando no site) ou ainda por meio da central telefônica 135.
Se você optar por fazer a solicitação pelo MEU INSS o passo a passo será o seguinte:
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
- Procure pela opção “Auxílio Doença” ou “Benefício por Incapacidade Temporária”;
- Selecione a opção “Solicitar Prorrogação”;
Nesse momento, serão solicitadas algumas informações como:
- número do benefício ou requerimento,
- data de nascimento,
- nome do requerente e;
- CPF.
A partir daí você terá feito o pedido de prorrogação e posteriormente poderá agendar a data da nova perícia médica.
Portanto, para obter a prorrogação você passará por uma nova perícia do INSS.
Através do portal MEU INSS você conseguirá acompanhar as datas marcadas, tanto para a perícia quanto para o atendimento junto ao INSS.
Nossa dica é que você mantenha atualizados os seus laudos, exames e recibos médicos que comprovem a sua condição de saúde. Tudo isso colabora para a aprovação do seu pedido de prorrogação.
No dia da nova perícia compareça levando os seguintes documentos:
- Documento de identificação com foto e nº de CPF;
- Documentos que comprovem sua incapacidade;
Esses documentos que comprovam a sua incapacidade são justamente os laudos, exames médicos, receitas e qualquer outro documento emitido pela área da saúde que possa colaborar com a comprovação do seu estado de saúde.
Qual é o prazo para solicitar a prorrogação?
Um detalhe muito importante que faz muitos segurados ficarem no prejuízo é o prazo para pedir essa prorrogação. Não espere o seu benefício acabar para fazer o pedido de prorrogação.
A regra é que o segurado deve fazer o pedido de prorrogação do auxílio-doença entre o décimo quinto dia antes da cessação do benefício até a data em que de fato o benefício será suspenso.
Portanto, para evitar prejuízos e transtornos não demore para fazer essa solicitação.
Como funciona a prorrogação do auxílio-doença judicial?
Se você conseguiu o benefício de auxílio-doença através de processo judicial, para solicitar a prorrogação do benefício o procedimento será o mesmo do pedido administrativo.
Ou seja, através do número telefônico 135 ou através do portal MEU INSS. Agora, se o INSS negar seu pedido de postergação, será necessário entrar com o pedido judicial reclamando a prorrogação para você garantir o seu direito.
Lembrando que em caso de dúvidas você pode buscar o apoio de um advogado previdenciário para identificar corretamente quais são os seus direitos de acordo com o seu caso concreto.
O auxílio-doença é um benefício muito comum, mas que ainda sim gera muitas dúvidas, principalmente nessas situações que mencionamos.