Prova de vida digital é liberada para ESTES órgãos públicos. Veja aqui.
A comprovação de vida anual é obrigatória e por meio de reconhecimento facial do aplicativo Gov.br.Essencial para a manutenção dos benefícios da previdência social, a prova de vida é utilizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para controlar a liberação das aposentadorias e pensões.
Assim, o governo federal informou que já está disponível a prova de vida digital para servidores públicos aposentados e pensionistas do Ministério Público Federal (MPF), do Tribunal de Contas da União (TCU), do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região (Brasília e Tocantins) e do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).
O que é a prova de vida?
Em suma, a prova de vida do INSS é um procedimento obrigatório para todos os segurados do INSS que recebem o pagamento por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.
Os segurados precisam comprovar que estão vivos e, portanto, podem continuar recebendo os valores do INSS.
Procedimento liberado a órgãos públicos
O recadastramento é obrigatório e anual, podendo ser feito por meio de reconhecimento facial no aplicativo Gov.br. A prova de vida digital está sendo liberada gradativamente para órgãos públicos.
O governo federal lembra que o serviço digital é seguro e traz maior comodidade ao cidadão, que não precisa comparecer ao órgão para realizar a comprovação de vida, procedimento necessário para evitar fraudes e pagamentos indevidos do benefício de aposentadoria ou pensão.
Assim, no aplicativo Gov.br, a prova de vida está disponível na aba “serviços”. A consulta também pode ocorrer no histórico de realizações de recadastramento anuais, de acordo com a determinação do órgão de origem.
Além do MPF e dos tribunais, a prova de vida digital pelo Gov.br ocorre, também, em outros órgãos e entidades fora do Executivo Federal.
Entre eles, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), os estados de Goiás e da Bahia, a prefeitura de Recife, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
Como fazer a prova de vida pelo Gov.br?
A Prova de Vida digital ocorre no aplicativo gov.br através do reconhecimento facial. Ao realizar o reconhecimento facial, o aplicativo comprova que você está vivo e envia essa informação para o órgão que paga seus benefícios. Para isso, siga as orientações abaixo:
- Baixe e acesse o aplicativo gov.br;
- Caso ainda não possua sua conta gov.br, crie uma;
- Após logar no aplicativo, na tela inicial, em “Serviços”, clique em “Prova de vida”;
- Na tela “Histórico de Prova de vida”, selecione a “Prova de vida pendente”;
- Na tela “Autorização”, clique em “Autorizar”;
- Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
- Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em “OK”;
- Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para “Autorizado”;
- Faça o acompanhamento da Prova de Vida pelo site do seu órgão pagador.