quinta-feira,
25 de dezembro de 2025

Revisão administrativa do INSS: o que é e como funciona?

A Revisão administrativa do INSS permite que o aposentado ou pensionista entre com uma ação para a previdência social para fazer a solicitação de uma revisão do valor que está sendo pago pela aposentadoria. Geralmente, isso acontece após uma análise incorreta sobre o valor que deveria estar sendo depositado na conta bancária do cidadão.

A solicitação de revisão do valor que está sendo recebido pela aposentadoria deve ser feita com a ajuda de um advogado através do aplicativo do MEU INSS que solicita que haja a criação de uma conta GOV para analisar o histórico de contribuições durante os tempos em que se atuou com a carteira de trabalho assinada. Existem ao menos dois tipos delas que podem ser solicitadas: 

  • Revisões de fato: O segurado garante que haverá um aumento devido ao fato que a previdência privada deixou de levar em conta alguns aspectos e fatores relevantes em relação a contribuições durante o tempo em que esteve atuando. 
  • Revisões de direito: Necessário que haja a análise do STF, Supremo Tribunal Federal, para que realmente haja o aumento do valor da aposentadoria. Geralmente, isso acontece devido ao fato de que os aposentados entram com ações para ajustar os valores de acordo com a inflação. 

INSS está com fila de espera intensa de 1,8 milhões de brasileiros e peritos abordam sobre possibilidade de greve 

Nesta última semana, os peritos pararam durante a terça-feira (08) e a quarta-feira (09) como forma de protesto devido ao fato de que desejam um aumento salarial em 19% para que realmente haja reajuste conforme a inflação. Além disso, também está determinado  pelos profissionais que o máximo de pessoas que desejam atender durante o dia seja de 12 para que, assim sendo, consigam garantir a qualidade e satisfação nos serviços da previdência. 

Compartilhe:

Daiane Souza
Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Jornalista (0007147/SC) com experiência em conteúdo e marketing desde 2017. Atualmente, atendo clientes como freelancer para Jornalismo, digital PR e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

App O Trabalhador