Segurado do INSS que teve AVC pode pedir algum benefício?

Após sofrer um AVC é comum ficar com algumas sequelas na fala ou na coordenação motora. Veja como o INSS pode ajudar o segurado
- Anúncio -

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) pode causar problemas sérios na saúde de uma pessoa. E tem mais, o AVC é a doença que mais mata no Brasil.

Assim, a doença se caracteriza quando o sangue que circula no cérebro é interrompido ou consideravelmente reduzido, assim privando as que a células recebam oxigênio e nutrientes através do sangue.

No Brasil, o AVC é popularmente conhecido como derrame. Existem algumas causas para que a consequência do AVC seja gerada: aneurisma (uma formação errada da artéria cerebral), hipertensão arterial (pressão alta), tromboembolia (bloqueio da artéria pulmonar) e cardiopatia.

O AVC não age de forma inofensiva. Aliás, é a doença que mais causa incapacidade em todo o mundo: mais de 65% das pessoas que sofrem um AVC não conseguem retornar às atividades do dia a dia e mais de 40% das pessoas ficam inteiramente dependentes de auxílio diário.

Por essa razão quem sofre um AVC pode ter direito a alguns benefícios por incapacidade do INSS. Quer saber quais são eles? Acompanhe a leitura.

Auxílio Doença

A concessão do benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) para o trabalhador que estiver incapaz de exercer suas atividades laborais por mais de 15 dias de forma temporária, ou seja, com prazo certo de recuperação.

Para receber o benefício é necessário cumprir 3 requisitos:

  • Ter incapacidade para o trabalho ou atividade habitual;
  • Cumprir carência de 12 meses;
  • Ter qualidade de segurado que é contribuir à Previdência Social e realizar seus pagamentos mensais.

Aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez é um benefício devido ao trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa e que também não possa ser reabilitado em outra profissão, de acordo com a avaliação da perícia médica do INSS.

O benefício tem pagamento enquanto persistir a incapacidade e pode passar por reavaliação pelo INSS a cada dois anos. Inicialmente o cidadão deve requerer um auxílio-doença, que possui os mesmos requisitos da aposentadoria por invalidez.

Para solicitar o benefício, é preciso cumprir alguns requisitos, como:

  • Comprovar doença que torne o cidadão incapacitado de forma permanente por doença ou acidente
  • Possuir a carência de 12 contribuições (isenta em caso de acidente de trabalho ou doenças previstas em lei);
  • Já estar afastado por auxílio doença pela perícia médica do INSS
  • Para o empregado em empresa: estar afastado do trabalho há pelo menos 15 dias (corridos ou intercalados dentro do prazo de 60 dias).

Como solicitar?

Para solicitar o auxílio doença ou a aposentadoria por invalidez é necessário passar pela perícia médica e para isso, basta seguir o passo a passo:

  • Acesse o Meu INSS
  • Realizar o login no sistema
  • Escolher a opção “Agende sua Perícia”, no menu lateral esquerdo
  • Em seguida clique em “Agendar Novo”.

Para acompanhar o andamento pelo Meu INSS, basta clicar na opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.

Feito isso você deverá comparecer à unidade do INSS escolhida para realizar perícia médica ou, nos casos especificados, aguardar a perícia médica domiciliar ou hospitalar. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis