Trabalhador pode realizar simulação de aposentadoria
Este último serviço, por outro lado, é oferecido apenas aos segurados que estão a menos de cinco anos de obter o direito à aposentadoriaOs requisitos impostos pela reforma da Previdência devem ser observados por aqueles que estão prestes a se aposentar. Por exemplo, a idade mínima de contribuição e o tempo mínimo de contribuição foram aumentados no início deste ano.
No entanto, existe uma maneira simples de calcular o tempo de contribuição necessário e até calcular o valor do benefício se você não conseguir se concentrar em todas as regras.
Este último serviço, por outro lado, é oferecido apenas aos segurados que estão a menos de cinco anos de obter o direito à aposentadoria.
O Instituto Nacional do Seguro Social oferece um simulador de aposentadoria no aplicativo e no site Meu INSS, que usa as suas informações da base de dados do instituto.
A calculadora já foi ajustada para as novas regras; no entanto, os resultados gerados são apenas válidos para consulta e não garantem direito à aposentadoria.
Vale a pena consultar um advogado especializado em direito previdenciário se você descobrir dados incorretos ou dúvidas no processo.
Veja as instruções detalhadas para realizar a simulação
Visite o site ou o aplicativo Meu INSS, que está disponível para dispositivos Android e iOS;
Acesse seu perfil no gov.br;
Selecione “Simular aposentadoria”.
Verifique sua informação. Clique no lápis se precisar alterá-los. Depois, selecione “Recalcular”.
A página apresentará as condições de aposentadoria para cada uma das opções disponíveis.
O segurado pode entrar com o pedido no INSS para verificar se pode receber o benefício se a simulação mostrar que ele cumpriu os requisitos em uma categoria específica.
Mudanças
Normalmente, as mulheres devem se aposentar com idade mínima de 62 anos e pelo menos 15 anos de contribuição. Os homens têm 65 anos e 20 de contribuição.
No entanto, para aqueles que contribuíram com o INSS antes da aprovação da reforma, o governo estabeleceu um regime de transição em novembro de 2019 que prevê mudanças anuais nas regras até 2031.
Veja quais mudanças ocorrem para essas pessoas neste ano:
A idade mínima para solicitar a aposentadoria aumenta seis meses em comparação com a regra anterior. As mulheres devem ter pelo menos 58 anos e seis meses. A idade mínima para os homens passa a ser de 63 anos e seis meses.
A idade mínima de contribuição passa a ser de trinta anos para as mulheres e trinta e cinco anos para os homens.
A regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade do trabalhador, também foi alterada. A pontuação mínima para mulheres será de 91 pontos e para homens será de 101 pontos.
Regra de transição
As regras de transição foram desenvolvidas para atender aos contribuintes que já contribuíam antes da aprovação da reforma da Previdência e visam fazer uma transição entre os requisitos de benefícios atuais e anteriores.
Cada uma delas pode mudar a data em que o trabalhador receberá o benefício e o valor que ele receberá. Assim, o contribuinte tem a possibilidade de se aposentar a partir da regra que lhe for mais vantajosa.