A importância da contabilidade para quem é MEI
Empresários precisam de auxílio para cumprir obrigações e tomarem decisões.O Microempreendedor Individual (MEI) é um regime tributário simplificado que permite que o empreendedor se formalize como pessoa jurídica e tenha acesso a benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte e salário-maternidade.
Pela lei, o MEI não é obrigado a contratar um contador, diferentemente do que acontece com todos os outros tipos de empresa. Isso porque o MEI tem poucas obrigações e elas dispensam a assinatura de um contador credenciado.
Todavia, para se tornar um MEI, o empreendedor deve cumprir alguns requisitos, como ter faturamento anual de até R$ 81 mil e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.
Após se formalizar, o MEI deve cumprir algumas obrigações contábeis e fiscais, como:
- Pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) mensalmente;
- Emitir nota fiscal eletrônica (NF-e) nas vendas para empresas;
- Declarar o Imposto de Renda Pessoa Jurídica anualmente.
Apesar de simples, essas obrigações precisam ser cumpridas com cuidado, para evitar erros e atrasos, que podem trazer sérias penalidades para o microempreendedor. E é exatamente aí que entra o contador.
Importância do contador para o MEI
O contador é o principal ponto de apoio de um microempreendedor. Ele fornecerá informações relevantes para o empreendedor, ajudando-o a direcionar as suas ações e garantir o crescimento de negócio e faturamento.
A organização contábil é essencial para o crescimento de uma empresa, e somente através de uma contabilidade bem elaborada é possível entender de forma clara os resultados obtidos.
O contador para MEI irá auxiliar também nas questões trabalhistas, principalmente para aqueles que possuem funcionário registrado.
Nesses casos, a presença do contador é ainda mais importante, pois o profissional poderá direcionar o microempreendedor nos recolhimentos de FGTS, INSS, afastamentos, licença médica, maternidade, entre outros.
Além desses aspectos que citamos aqui, o contador para MEI também atua na:
– Abertura MEI;
– Encerramento MEI;
– Emissão de Notas Fiscais;
– Declaração de faturamento;
– Escrituração contábil;
– Sincronização e verificação do DAS em dia;
– Apuração do IRPF;
– Apuração de custo e lucro da atividade;
– Contratação de um funcionário
– Retificações diversas;
– Orientações quanto ao Certificado Digital.
Caso o MEI ultrapasse o teto de faturamento, ou ainda modifique sua atividade de trabalho (CNAE), então será obrigatório contar com o apoio de um bom contador para MEI.
Conclusão
O suporte de um contador é mais impactante do que se imagina. Afinal, esse profissional fará com que todos os cálculos do IR ocorram corretamente, efetuará o pagamento e elaborará as declarações corretamente, evitando qualquer tipo de entrave com a Receita.
Há inúmeros outros benefícios ao contratar um bom serviço contábil, como um controle financeiro eficiente, auxílio na tomada de decisões para o crescimento do negócio entre outros benefícios.
Somente aqueles que entendem a importância da contabilidade para o MEI conseguem maximizar seus lucros.