IBGE decide aderir ao Concurso Nacional Unificado. Veja detalhes

IBGE decidiu que vai aderir ao Concurso Nacional Unificado, que está sendo popularmente conhecido como "Enem dos Concursos". Veja o que se sabe até aqui

Agora é oficial. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu fazer parte do chamado Concurso Público Nacional Unificado (CPN), mais conhecido como “Enem dos Concursos”.

O órgão já comunicou a decisão ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Segundo as informações do Instituto, representantes já foram indicados para participarem das instâncias consultivas e deliberativas do exame.

O CPN foi dividido em oito blocos temáticos. A expectativa é que representantes do IBGE estejam presentes em dois deles:

  • Bloco – Dados, Tecnologia e Informação Pública;
  • Bloco – Nível Intermediário.

A confirmação da notícia de que o IBGE vai participar do CPN foi indicada pelo próprio órgão na tarde desta quarta-feira (27). O Instituto publicou o comunicado em sua página oficial.

Destaques sobre *** por e-mail

O concurso

Segundo o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, o Instituto deverá realizar um dos maiores concursos de toda a sua história. Ele programou a liberação de 895 vagas efetivas. Este é justamente o número que já sido tinha autorizado pelo governo federal desde o ano passado, mas que ainda não tinha sido efetivado.

“Nós acreditamos que o IBGE colaborará no êxito deste concurso unificado, pois ele cumpre a missão de democratizar o acesso às vagas federais”, disse Pochmann.

“Além de criar um processo inovador de seleção padronizada, com melhor distribuição e segurança das provas”, completou o presidente do IBGE.

Quando acontece a prova

Ainda de acordo com o presidente do IBGE, a primeira prova do concurso deve acontecer já em fevereiro de 2024, caso o Ministério da Gestão siga o atual cronograma. Os exames serão aplicados em 179 municípios de todas as regiões do país.

Ainda não há uma data exata para a publicação do edital, mas o que se sabe até aqui é que existe uma previsão de publicação até o dia 20 de dezembro deste ano.

“Este projeto é inovador e ousado. Com isso, criamos um critério de justiça de acesso às vagas públicas como nunca ocorreu antes na história do Brasil”, afirmou o Secretário de Gestão de Pessoas do MGISP, José Celso Cardoso Jr.

“Num cenário de diminuição das capacidades estatais, a realização do Concurso Público Nacional Unificado, tem o desafio de recompor a força de trabalho dos diversos órgãos e entidades que receberam autorização para a abertura de certames em 2023″, seguiu ele.

“Além de desonerar as demais estruturas da administração pública federal e de reduzir os custos de transação para a admissão de novos servidores”, completou.

As vagas do concurso

Nível médio

  • Técnico em informações geográficas e estatísticas – 300 vagas.

Nível superior

  • Analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas – 275 vagas;
  • Tecnologista em informações geográficas e estatísticas – 312 vagas; e
  • Pesquisador em informações geográficas e estatísticas – 08 vagas.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis