Alerta! Poucos dias para MEI se adequar a NFS-e Nacional
A partir de 1º de setembro todo Microempreendedor terá que emitir a NFS-e NacionalA nota fiscal será padrão para todos os municípios do país. Você que é Microempreendedor Individual (MEI) já se preparou para essa mudança? O tempo está se esgotando, pois a partir de 1° de setembro entra em vigor essa obrigatoriedade em todo o Brasil.
Esta decisão se estabeleceu através da Resolução 169/2022. Anteriormente a mudança estava prevista para ocorrer em abril, todavia houve prorrogação. Com a padronização nacional, todas as notas ficarão concentradas em um único lugar, facilitando assim tanto o trabalho dos MEIs quanto dos contadores.
Fique ciente de que os Microempreendedores Individuais (MEIs), obrigatoriamente, só poderão emitir notas fiscais de serviço eletrônicas por meio do sistema Nacional da NFS-e.
Assim, a emissão será feita por um aplicativo disponível em smartphones e tablets e a obrigatoriedade só vai existir quando o serviço for prestado para empresas. Notas Fiscais direcionadas à pessoa física continuam facultativas.
Adesão dos municípios
Na última atualização do portal Gov.br, 503 cidades já haviam aderido à padronização, incluindo 18 capitais. Esse número representa cerca de 60% do total de emissões de NFS-e do país e 55% da arrecadação nacional de serviços, de acordo com dados do governo federal.
O objetivo é unificar e facilitar a rotina de cerca de 14 milhões de MEIs que poderão emitir a NFS-e em todo o território nacional. O motivo da prorrogação é justamente para que os empresários possam realizar novos fluxos de gestão para que a gestão tributária permaneça em dia.
Nesse sentido, com a prorrogação, os contribuintes e os fiscos municipais terão o primeiro trimestre de 2023 para utilizarem facultativamente o sistema da NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica).
A NFS-e é um documento digital, cujo propósito, como o próprio nome indica, é documentar as operações de prestação de serviços. Antes da padronização, cada uma das 5.570 cidades do Brasil tinha um modelo de nota próprio, com seus próprios gráficos e método de emissão.
O trabalho contábil, portanto, é bem dificultoso nesse aspecto, porque fica a cargo das empresas acessar o sistema de cada prefeitura, o que culmina em dúvidas, dívidas e atrasos.
Com a padronização nacional, prevista para acontecer em setembro, todas as notas ficarão concentradas em um único lugar, facilitando assim o trabalho dos MEIs e dos contadores.
Como emitir NFS-e padrão
A seguir, veja como emitir as notas fiscais no padrão nacional:
- Acesse o Portal da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica;
- Clique no ícone de emitir nota (localizado abaixo de “Acesso Rápido”);
- Escolha entre “Emissão Completa” ou “Emissão Simplificada” (a segunda opção é para serviços já cadastrados);
- Em seguida, preencha as informações solicitadas;
- Clique em “Emitir NFS-e” e pronto!