segunda-feira,
8 de dezembro de 2025

Brasil registra a marca de 2,21 milhões de pequenos empreendimentos

Os microempreendedores individuais (MEI) continuam a ser a principal força do empreendedorismo no território brasileiro

- Anúncio -

Entre janeiro e maio de 2025, o Brasil registrou a criação de 2,21 milhões de pequenos empreendimentos, refletindo um crescimento de 24,9% em comparação com o mesmo intervalo do ano anterior.

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, embasada em informações da Receita Federal, os microempreendedores individuais (MEI) continuam a ser a principal força do empreendedorismo no país, representando 77,4% dos novos cadastros.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

As microempresas e as empresas de pequeno porte seguem com 18,5% e 4%, respectivamente. No mês de maio, houve a abertura de 409,3 mil empresas de pequeno porte em todo o Brasil.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou que os dados refletem um ambiente de confiança e dinamismo entre os pequenos empresários.

Ele declarou: “Os dados mostram uma economia forte, que não para de crescer, e demonstram que os pequenos negócios estão confiantes com as medidas adotadas.”

E continuou: “Os pequenos negócios já são responsáveis pela geração de mais de 60% dos empregos e contribuem com 26,5% do Produto Interno Bruto (PIB)”

Lima acrescentou que esse crescimento representa uma vitória para a inclusão produtiva: “O resultado é a vitória da inclusão, da geração de renda e do protagonismo desses milhões de homens e mulheres que não desistem nunca de seus sonhos.”

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

A análise da distribuição regional das novas empresas mostra que São Paulo lidera com 28,8% das aberturas, seguido por Minas Gerais com 10,7% e pelo Rio de Janeiro com 7,9%.

O setor de Serviços foi o mais atrativo para novos empreendedores, com 63,6% das empresas abertas em maio. Nesse setor, a quantidade de MEIs aumentou em 30,1% em relação ao mesmo período de 2024.

Em seguida aparecem o Comércio (21,4%), a indústria de transformação (7,5%) e a construção civil (6,7%).

Entre as áreas mais escolhidas pelos MEIs em maio, destacam-se os serviços de transporte e entrega:

“Atividades de malote e entrega” geraram 23.219 novos registros, seguidas por “Transporte rodoviário de carga” com 23 mil e “Atividades de publicidade” com 18.765.

Para micro e pequenas empresas, a maior demanda foi no setor de saúde, em que se destacaram:

“Atenção ambulatorial executada por médicos e odontólogos” (5.150 novos registros), “Atividades de saúde, exceto médicos e odontólogos” (4.673), e “Serviços combinados de escritório e apoio administrativo” (4.607).

O desempenho dos pequenos negócios no início de 2025 comprova a importância do empreendedorismo como propulsor da economia brasileira.

Especialmente em um cenário de fortalecimento do mercado interno e ampliação de políticas públicas focadas na inclusão produtiva e na formalização do trabalho.

Compartilhe:

Thais Rodrigues
Thais Rodrigues
Formada em Jornalismo desde 2009 pela Unicsul e também pós-graduada em Jornalismo Esportivo pelo Centro Universitário FMU. Atualmente trabalhando nas áreas de redação, marketing e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana