domingo,
14 de dezembro de 2025

Como pagar as contribuições atrasadas do MEI?

O DAS MEI precisa ser pago mensalmente para ter direito aos benefícios. Veja como colocar em dia

O MEI é uma sigla para Microempreendedor Individual, que consiste em um programa criado pelo Governo em 2009, com o objetivo de regularizar a situação de pessoas que trabalham de forma autônoma e pequenos empreendedores. 

O limite de faturamento anual de uma empresa cadastrada no MEI é de R$81 mil. Assim, quando o empreendedor ou autônomo se cadastra no MEI, ele passa a ter um CNPJ e o acesso à Previdência Social. Mas, por outro lado, tem suas obrigações também que inclui um pagamento mensal.

Você sabia que manter essa contribuição mensal em dia é uma forma de garantir o uso dos benefícios do MEI? Vantagens como aposentadoria, auxílio-maternidade, auxílio-doença, dentre outras, não poderão ser usufruídas se você estiver com débitos.

Portanto, se você possui algum boleto mensal (DAS – Documento de Arrecadação do Simples) do MEI atrasado ou até mesmo vários, é preciso o quanto antes buscar a regularização.  Para um MEI manter seu CNPJ ativo, ele deve cumprir algumas obrigações.

O não pagamento desses impostos pode gerar multas para o MEI, e em alguns casos o MEI pode perder o seu CNPJ de Microempreendedor Individual. Então, é preciso negociar esses débitos.

Para te ajudar, nós vamos te ensinar como realizar o parcelamento dos seus impostos atrasados, para não arriscar perder o seu CNPJ MEI.

Como realizar o parcelamento MEI

O MEI paga seus impostos mensalmente por meio do DAS, o valor pode desse documento pode chegar até R$ 66,60 mensais. 

Se você tem muitos débitos acumulados no seu MEI, nós vamos te ensinar como realizar o parcelamento desses débitos, para você permanecer com seu CNPJ ativo.

Veja a seguir como realizar o parcelamento do seu MEI:

  • Acesse o site do Simples Nacional;
  • Acesse a área “Simei Serviços”;
  • Desça a sua tela até a área de “Parcelamento”, procure por “Parcelamento – Microempreendedor Individual”, clique na chave de acesso que fica ao lado;
  • Preencha seus dados (CNPJ, CPF e o código de acesso); 
  • Depois disso, solicite o parcelamento do seu MEI;
  • Confirme a operação.

Conclusão

Para o parcelamento ser aprovado, ele vai depender do pagamento da primeira parcela. Se a 1ª parcela não for paga até a data de vencimento, o acordo será cancelado, mas outra solicitação poderá ser feita posteriormente.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

App O Trabalhador