Governo lança cartão de crédito e débito para MEIs; veja como funciona

Cartão MEI deverá contar com a funcionalidade de crédito e débito, e não terá cobrança de anuidade. Confira outros detalhes

Se você é microempreendedor individual (MEI) terá direito a um cartão de débito e crédito exclusivo. De acordo com as informações oficiais, o presidente Luiz Inácio Silva da Silva (PT) deverá lançar oficialmente o novo dispositivo em uma cerimônia no Palácio do Planalto ainda nessa segunda-feira (16).

Antes mesmo do lançamento oficial do produto, o governo federal já deixou claro que o cartão funcionará como débito e crédito, e terá a vantagem de contar com anuidade zero. O evento do lançamento do dispositivo está marcado para as 16h30.

Além do presidente Lula, estarão presentes no evento o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.

Neste primeiro momento, um novo cartão MEI deverá funcionar apenas em parceria exclusiva com o Banco do Brasil. Contudo, o Ministério do Empreendedorismo afirma que vai buscar outras instituições financeiras para futuras parcerias.

“A iniciativa fortalece e apoia o segmento dos MEIs. Ajuda a promover a formalização, facilita operações comerciais e contribui para a sustentabilidade dos pequenos negócios”, diz o governo. 

Destaques sobre *** por e-mail

“O cartão vem personalizado com nova logomarca exclusiva MEI, trazendo o pertencimento dessa categoria ao empreendedor, além de QR Code que redireciona ao Portal do Empreendedor”, completa o poder executivo.

Vantagens do novo cartão

Como dito, o lançamento do novo cartão MEI só será feito a partir das 16h30 no Palácio do Planalto. Mas de antemão, alguns detalhes sobre as vantagens dos dispositivos já estão sendo divulgados para a imprensa.

De acordo com informações de bastidores colhidas pela emissora CNN Brasil, por exemplo, essas são algumas das vantagens que serão anunciadas pelo governo federal logo mais:

  • zero anuidade para a manutenção do cartão;
  • parcelamento de compras à vista;
  • parcelamento de faturas;
  • ferramenta que centraliza o pagamento de contas e boletos.

Além do cartão

No mesmo evento que vai apresentar o novo cartão, o presidente Lula também deverá anunciar uma plataforma para capacitar os microempreendedores individuais.

Sobre este tema específico, no entanto, o presidente Lula não deu grandes detalhes antes do lançamento. O Ministério do empreendedorismo, aliás, também não vem falando muito sobre o assunto.

Contexto

A liberação do cartão MEI pelo presidente Lula acontece em um contexto muito específico. Neste momento o governo federal tenta se aproximar dos microempreendedores individuais, parcela da população que normalmente se aproxima mais dos políticos de direita, como apontam as últimas pesquisas.

Com a liberação do cartão, o presidente aposta em uma aproximação desse público o mais rapidamente possível. Existe dentro do governo federal, por exemplo,  a expectativa de que esse movimento pode ajudar inclusive os candidatos que são apoiados por Lula nas eleições municipais deste ano.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis