Home based: o que é e o que se trata esse modelo de negócios?
No ano de 2021, o home based apresentou um aumento com mais de 150 mil unidades de franquia em 3 mil marcas. Mas, do que se trata isso?
O modelo de negócio abrange a abertura de uma empresa dentro da própria casa. Ele é bastante tradicional entre pessoas que atuam como MEI, microempreendedor individual, e garante mais qualidade de vida:
- Otimiza e flexibiliza o tempo;
- Garante que não se perca tempo em transportes ou trânsito para a ida até o local;
- Possibilita o preparo da própria refeição;
- Há economia nos gastos em relação à água, luz e inclusive no aluguel.
O fato de trabalhar em casa já gerou mais de R$ 120 bilhões para a economia e se intensificou durante a pandemia da Covid-19 que deixou mais de meio milhão de mortos. Essa é uma alternativa ideal para aqueles que não possuem alto investimento inicial para começar e desejam economizar enquanto otimizam o tempo.
Quem opta pelo Home Base precisa tomar uma série de cuidados em relação ao tempo e administração dos negócios. Isso porque o indivíduo está mais propenso a sofrer com a procrastinação e até mesmo com os vícios em redes sociais visto que está no conforto da própria casa.
O lado positivo é que em muitos casos, o investimento inicial para montar um negócio pode ser abaixo de R$ 5 mil como a compra de um notebook ou até mesmo itens de cozinha (caso o negócio seja no ramo de alimentação). Atualmente, uma das áreas que apresentam crescimento é a da costura e até mesmo dos serviços intelectuais (programação, desenvolvimento e outras).
Como trabalhar no Home Based?
Para trabalhar no Home Based, é necessário que o MEI ou empresário tenha um cronograma dedicado para otimizar as tarefas. Além disso, é necessário se policiar quanto ao uso do celular que pode fazer o empreendedor perder horas de serviço.