INSS anuncia mudanças para o MEI
A partir dos dias 17 e 20 deste mês, esses profissionais deverão começar a efetuar um novo pagamento ao institutoNa última quarta-feira, dia 12, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou um novo cronograma para os pagamentos de microempreendedores individuais (MEIs) e trabalhadores autônomos.
A partir dos dias 17 e 20 deste mês, esses profissionais deverão começar a efetuar um novo pagamento ao instituto. No mesmo informe, o INSS elucidou quais atividades foram removidas da categoria MEI para esse ano.
O INSS aconselha que, antes de procurar as guias de pagamento, é fundamental verificar se a sua profissão permanece nas atividades aceitas para o MEI. Isso é importante, pois algumas profissões foram retiradas da lista. A seguir, veja as atividades que o INSS divulgou como excluídas:
Atividades que deixam de ser permitidas para o MEI para esse ano
- Alinhador(a) de pneus
- Aplicador(a) agrícola
- Arquivista de documentos
- Balanceador(a) de pneus
- Coletor de resíduos perigosos
- Comerciante de fogos de artifício
- Comerciante de gás liquefeito de petróleo (GLP)
- Comerciante de medicamentos veterinários
- Confeccionador(a) de fraldas descartáveis
- Dedetizador(a)
- Fabricante de produtos de limpeza e higiene pessoal
- Operador(a) de marketing direto
- Pirotécnico(a)
- Removedor e exumador de cadáver
- Restaurador(a) de prédios históricos
- Sepultador
As duas primeiras profissões listadas foram retiradas das atividades do MEI neste ano. As demais foram as últimas a serem excluídas ao longo do tempo.
Vale ressaltar que contador e técnico contábil também estão na lista, tendo a proibição dessas atividades como MEI sido estabelecida em 2018, como uma das mudanças mais recentes, mesmo já tendo se passado oito anos.
Atividades que requerem regulamentação, como advocacia, medicina, contabilidade, engenharia e psicologia, já não eram permitidas para o MEI devido à necessidade de registro em conselhos profissionais.
Saiba mais sobre o MEI (microempreendedores individuais)
O MEI, que significa Microempreendedor Individual, é um modelo de negócio simplificado voltado para profissionais que atuam de forma independente. Essa modalidade é adequada para microempresários, profissionais autônomos e prestadores de serviços.