MEI 2022: veja como fazer Declaração Anual do Simples Nacional

A declaração anual de faturamento do MEI, microempreendedor individual, deve ser entregue até o dia 31 de maio deste ano  com a aplicação de multa de 0,33% sobre cada dia em que houver atraso sobre o valor de faturamento da marca. O processo é feito de forma bastante simples, bastando ir até o Portal do Empreendedor e clicar em Já Sou MEI. 

Depois disso, deve-se informar que deseja entregar a declaração anual e informar o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Por fim, informe qual é o ano calendário que deseja declarar, sendo de 2021 para o ano passado e digite os valores que entraram no caixa da empresa desde o dia 01 de janeiro até o dia 31 de dezembro. O valor de faturamento deve ser informado na aba de “Valor da Receita Bruta Total”, visto que não há o desconto dos gastos que a empresa teve durante o ano de atuação. 

 Após concluir todo o processo de preenchimento, você terá acesso a uma série de informações resumidas sobre o que foi informado e pode editar antes de enviar. Revise os dados para não correr o risco de entrar para a malha fina da Receita Federal e ter que pagar multas para isso. Se o rendimento tributável da empresa com as deduções superarem a marca de R$ 28 mil, o empreendedor também deve realizar a entrega do imposto de renda, que tem o prazo até o final de abril. 

Outras obrigações de quem é MEI 

O MEI também deve pagar mensalmente o valor do DAS que conta com a porcentagem de 5% do salário mínimo que é destinada para a previdência social e os impostos de ISS para os prestadores de serviços e ICMS para os comerciantes. O valor máximo de contribuição para o ano de 2022 é de R$ 66. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis