Emitir nota fiscal MEI gratuita: veja passo a passo

É possível, no estado de Santa Catarina (SC), fazer a emissão de nota fiscal totalmente gratuita para comércio ou serviços através do site https://sat.sef.sc.gov.br/. Para isso, é necessário que o empreendedor conte com um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e também com um certificado digital – que custa na faixa de R$ 250 por ano e serve como uma assinatura eletrônica para o MEI, microempreendedor individual. 

O certificado eletrônico e digital pode ser obtido tanto nas secretarias físicas do Serasa quanto no próprio site online ao agendar uma videoconferência para informar alguns dados como CNH, carteira de identidade e outros. 

Passo a passo para emitir nota fiscal

  • O primeiro passo é acessar o site oficial do Sef de Santa Catarina ao clicar aqui. 
  • Depois disso, clique na aba verde de “entrar com certificado digital”.
  • Agora, basta informar os dados do seu certificado e clicar novamente em “acessar com certificado digital”. 
  • Por fim, basta preencher todos os dados necessários e depois disso clicar em “emitir nota fiscal”. Após a emissão, é possível analisar o documento em PDF e até mesmo baixar para enviar ao cliente que fez a solicitação do documento. 

Nota fiscal para pessoa física

Destaques sobre *** por e-mail

Também existe a possibilidade de fazer a emissão de nota fiscal para pessoa física. Neste caso, não é necessário contar com um certificado digital. O processo é o mesmo, mas no momento de login é necessário informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e também os números que aparecem na tela e comprovam que não se trata de um robô. 

MEI tem que emitir obrigatoriamente?

O MEI, microempreendedor individual, não precisa fazer a emissão obrigatória. No entanto, ela deve ser realizada sempre que o empreendedor atuar trabalhando para outra marca jurídica. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis