MEI: Quais são as minhas obrigações?
O MEI foi uma forma criada pelo governo para que os autônomos conseguissem pagar seus impostos e ainda contribuir para o INSS, a futura aposentadoria. Um lado positivo é que, apenas com o pagamento do DAS, que custa R$ 60, consegue-se contribuir para tudo isso.
Uma contribuição de aposentadoria tradicional geralmente tem o valor um pouco mais caro que essa alternativa. Então, podemos dizer que o MEI tem uma série de vantagens e menores obrigações.
Portanto, continue a leitura para saber mais sobre o assunto.
DAS MEI
A primeira obrigação é o pagamento do DAS MEI no valor de R$ 60. Felizmente, os prazos de pagamento mudaram. Dessa forma, quem deveria pagar no mês de junho o que era referente a maio, pode pagar até o mês de novembro.
A mudança dos prazos ocorreu como forma de garantir que os contribuintes não atrasassem porque seriam obrigados a pagar multas e, toda a contribuição atrasada, não conta para o cálculo do INSS.
Declaração anual de faturamento
Essa alternativa está em segundo lugar. É a declaração anual de faturamento que começa a ser liberada desde o primeiro dia de janeiro e vai até o dia 31 de maio de todos os anos.
Nesta declaração o MEI deve informar qual foi o seu faturamento, lucros e saídas. Diferente do imposto de renda, ele não precisa realizar pagamentos de taxas. Vale ressaltar, entretanto, que se o seu lucro passar o teto máximo de isenção do IR para pessoa física, o imposto de renda deve ser declarado.
Enfim, essas são as duas únicas obrigações do MEI. O microempreendedor não precisa realizar o pagamento de contadores, diferente do que se pensa. Uma microempresa pode ser controlada facilmente com planilhas feitas pelo próprio empreendedor.
E então, tem mais alguma dúvida sobre as obrigações do MEI? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar mais com isso!