Receita alerta!! MEI é alvo de golpes usando o Pix!!
Conheça as dicas para se proteger e não cair nas armadilhas dos golpistasVocê sabia que o Brasil é o 2º país com mais transações em tempo real do mundo? Pois é verdade, as transações via PIX só crescem. Se por um lado, essa modalidade facilita a vida dos cidadãos, por outro alimentou a ganância dos criminosos em realizar golpes
Afinal, os criminosos viram uma oportunidade de dar golpes nas pessoas de boa fé. As tentativas de golpe envolvendo essa forma de transação cresceram vertiginosamente.
Criminosos atraem suas vítimas na internet para o “golpe do Pix” através de perfis falsos, vírus em links maliciosos e muito mais.
Recentemente, a Receita Federal emitiu mais um comunicado alertando empresários enquadrados no Simples Nacional e microempreendedores individuais (MEI) para um novo golpe que está sendo aplicado: mensagens fraudulentas oferecendo o pagamento de tributos com desconto através do Pix, via WhatsApp.
Com a promessa de economia, os golpistas estão enviando mensagens fraudulentas, onde oferecem aos empresários a possibilidade de efetuar pagamentos com descontos. Entretanto, a Receita Federal faz questão de reiterar que não faz esse tipo de procedimento, ou seja, a oferta é uma fraude.
Como a Receita Federal entra em contato com o MEI?
Na realidade, a Receita Federal não envia boletos nem Documentos de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para pagamento por e-mail ou WhatsApp. Além disso, ela também não oferece isenções ou reduções de multa ou juros, condicionadas ao pagamento por Pix.
O empreendedor deve entender que a emissão de DAS ou DAS-MEI para pagamento de débitos em cobrança ocorre no Portal do Simples Nacional ou no Portal e-CAC. Tudo com acesso via código de acesso ou certificado digital ou ainda conta gov.br nível prata ou ouro.
Por que estar atento a esses golpes?
Esses golpes podem causar diversos prejuízos financeiros aos empresários que, enganados pela promessa de desconto, acabam fornecendo suas informações bancárias aos golpistas e depositando dinheiro em contas fraudulentas.
A ação rápida e prática que os golpistas oferecem se aproveita da pressa e do desejo de economizar dos empresários, principalmente os de pequeno porte, para tornar o golpe mais atrativo.
Como evitar cair nos golpes?
Para se proteger, é importante manter-se informado e ciente de que mensagens prometendo vantagens financeiras fáceis geralmente são golpes.
Assim, é vital checar a fonte da mensagem e desconfiar de pedidos de pagamento via WhatsApp ou e-mail. Nesses casos, o melhor a se fazer é entrar em contato diretamente com a instituição citada na mensagem para confirmar a veracidade da informação.
Lembre-se:
- Evite clicar em links desconhecidos, especialmente para fazer uma transferência;
- Desconfie ainda mais de links compartilhados via troca de mensagem e redes sociais;
- Restrinja a visualização do seu perfil nas redes sociais apenas para pessoas conhecidas;
- Ao digitar sua senha, garanta que não esteja visível para quaisquer pessoas ao seu redor. Não aceite realizar pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado, impedindo que você veja o valor real que está pagando;
- Oculte sua foto do WhatsApp para que apenas seus contatos a vejam;
- Ao fazer uma transação comercial com o PIX, sempre pesquise sobre a empresa em sites de reclamação e confira seu CNPJ.