Você sabe como declarar PGDAS da sua empresa? Veja aqui!

Entenda a importância e como realizar a emissão deste documento
- Anúncio -

Essa funcionalidade ajuda os negócios a fazerem o cálculo dos tributos a serem pagos de maneira eficiente. Desse modo, é fundamental conhecer o PGDAS. Afinal, a plataforma é uma grande aliada na gestão de tributos da sua organização.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo abordaremos o que é PGDAS e quem pode utilizá-lo.

Acompanhe!!.

O que é o PGDAS-D?

O PGDAS-D faz referência ao sistema disponibilizado no Portal do Simples Nacional, totalmente digital.

Por meio dessa ferramenta, os contribuintes têm a oportunidade de calcular os tributos devidos todos os meses no regime Simples Nacional.

Além disso, o PGDAS-D possibilita a impressão do Documento de Arrecadação (DAS).

Quem pode utilizá-lo?

As empresas optantes pelo regime tributário do Simples Nacional poderão utilizar o PGDAS para fazer a apuração dos tributos a serem pagos.

Em outras palavras, são destinatárias do PGDAS as Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP).

No entanto, quem não for optante pelo Simples Nacional poderá utilizar o sistema para a mesma finalidade.

Porém, nesse caso, é necessário informar o número do processo administrativo formalizado.

Isso deverá ser feito em uma unidade das administrações tributárias em âmbito municipal, estadual ou federal.

Qual a importância de pagar os tributos em dia?

Pagar os tributos em dia, por diferentes motivos é fundamental.

Primeiramente, evitam-se penalidades por parte do fisco. Desse modo, a sua empresa não vai precisar arcar com o pagamento de multas.

Além disso, organizações em dia com as obrigações tributárias otimizam a saúde financeira.

Isso acontece porque as companhias, não tendo de arcar com grandes despesas de penalidades, asseguram a liquidez de seus recursos.

Por esse motivo, elas vão ter mais capital para fazer futuros investimentos que visam a expansão do negócio . Entre eles estão a abertura de filiais, a contratação de funcionários, a disponibilização de novos produtos, desenvolvimento de novas campanhas de marketing etc.

Como declarar PGDAS no seu negócio?

O entendimento dos principais passos sobre como declarar PGDAS vai ajudar o seu negócio a cumprir a obrigação tributária com efetividade.

Desse modo, o seu empreendimento vai se livrar de eventuais penalizações e otimizará a gestão tributária.

Preenchimento das informações necessárias

O primeiro passo para declarar PGDAS do seu negócio é fazer o preenchimento dos dados necessários. Nesse momento, você vai acessar o PGDAS no campo apuração e, na sequência, vai na opção calcular valor devido.

Depois de preencher todas as informações necessárias só é preciso clicar no botão calcular e posteriormente na opção salvar. Depois do salvamento dos dados, chega-se o momento de clicar no botão transmitir para fazer a transmissão das informações.

Para gerar e imprimir o DAS é necessário ir até a opção do menu DAS, selecionar o comando “Gerar DAS”, informar o período de apuração do tributo e clicar em continuar. Após seguir todos esses passos vai aparecer a apuração e o valor devido do tributo.

Por fim, mas não menos importante, é necessário clicar na opção “Gerar DAS” para salvar o DAS no formato impresso ou em PDF. Vale ressaltar que o DAS só pode ser gerado após transmitir os dados que informamos anteriormente e só será possível fazer a consulta do extrato após gerar o tributo.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis