13º salário do funcionalismo público em Porto Alegre é antecipado

13º salário do funcionalismo público em Porto Alegre é antecipado. Veja mais detalhes sobre o pagamento do 13° salário do servidor público.

O Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, confirmou na última quinta-feira (9), que irá viabilizar a antecipação de 50% do 13º salário dos servidores municipais da capital gaúcha. O depósito desta parcela vai ser feito no dia 15 de julho, com o benefício se estendendo tanto para os servidores que estão ativos e inativos.

Após confirmar a data de pagamento, Sebastião Melo utilizou de suas redes sociais para afirmar maiores detalhes sobre a antecipação do abono.

Houve um estudo prévio para poder viabilizar o pagamento do 13º salário, sendo que este anúncio já havia sido feito pelo prefeito no dia 31 de maio. Naquela ocasião, Melo afirmou que a medida buscava obter uma “valorização do funcionalismo e injetar recursos na economia”.

Como a medida de antecipação do 13º salário foi vista?

Para o Secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel, essa antecipação do benefício é vista como uma “demanda simpática” ao funcionalismo, logo em um momento onde existe uma grande discussão sobre a política salarial dos servidores.

Destaques sobre *** por e-mail

Ao longo dos últimos anos, o benefício foi pago sempre em uma única parcela. No pagamento de 2019, ocorreu no início do ano seguinte. Já os pagamentos de 2020 e 2021 foram realizados em sua totalidade no final dos mesmos anos.

Antes disso, o pagamento do 13º salário havia sido parcelado em ao menos duas oportunidades. Assim como no 13º do INSS, é uma medida que injeta o dinheiro na economia, nesse caso mais para Porto Alegre e sua região.

Como seguem os pagamentos do 13º do INSS?

Se os servidores que atuam em Porto Alegre receberam a notícia de que verão o 50% do seu 13º antes do previsto, os aposentados e pensionistas do INSS já receberam o valor integral do benefício, ao longo dos meses de abril, maio e junho.

A medida de antecipar os pagamentos do INSS já havia sido feita em anos anteriores, e mesmo com uma retomada da economia e com a queda dos casos da Covid-19, o Governo Federal decidiu por continuar a antecipar o pagamento do 13º também neste ano.

Ao longo do calendário de pagamentos do 13º salário do INSS, os seus beneficiários puderam acompanhar todos os detalhes sobre o benefício através do aplicativo Meu INSS. Após logar com a sua conta no Gov.br, era possível conferir a data para pagamento e também o valor do crédito a ser pago.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis