Abono salarial do PIS/Pasep: trabalhador pode sacar duas vezes em 2022

- Anúncio -

A partir do dia 08 de fevereiro, a Caixa e o Banco do Brasil devem começar a liberar o abono salarial  do PIS e PASEP para os trabalhadores que atuaram ao menos um mês completo durante o ano de 2020 ou 2021 com a carteira de trabalho assinada.

Ao todo, é estimado que ao menos 10 milhões de pessoas tenham direito ao programa e  mais de R$ 23 bilhões estejam dispostos para saque.  Em suma, os brasileiros podem sacar o valor de até 5 anos atrás e, se já estiverem falecidos, existe a alternativa de seus herdeiros terem acesso. 

Existem alguns requisitos que são impostos pelo Ministério da Cidadania para determinar quais são os cidadãos que possuem o direito de sacar o valor. Para isso, é necessário ter o valor de salário inferior a dois salários mínimos, estar há cinco anos cadastrado no sistema do RAIS e estar atuando com carteira de trabalho assinada ou ser servidor público. Deste modo, os grupos que atuam como MEI, microempreendedor individual, não podem ser beneficiados a não ser que estejam atuando também como CLT. 

Abono salarial do PIS/Pasep será liberado com antecedência para os grupos que sofreram com as enchentes em Minas Gerais e na Bahia

O Abono Salarial do PIS/Pasep deve ser liberado com antecedência para os grupos que sofreram com as enchentes nos estados da Bahia e de Minas Gerais durante os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Em suma, é estimado que todos os trabalhadores tenham acesso ao programa social a partir do dia 08 de fevereiro, independente da data de aniversário ou do final do NIS. 

O último pagamento para os demais trabalhadores que não serão privilegiados com a antecipação está previsto para ocorrer no dia 31 de março de 2022 para os nascidos em dezembro. O final do NIS 9 recebe no dia 24 de março de 2022.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis