Absurdo: perícia do INSS vai começar a ser paga em 2022!
Durante essa semana, o Senado Federal votou sobre um projeto que foi criado pelo Sérgio Petecão que previa que todas as pessoas que solicitarem o valor do auxílio doença ou aposentadoria por invalidez do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e que perderem a causa, terão que pagar pelo valor da perícia.
Essa é uma forma de garantir que o cidadão não irá solicitar e sobrecarregar a fila de espera pela perícia sem que tenha direito a ter um dos dois benefícios. Vale salientar que as pessoas que fizerem a solicitação e ela for aprovada devido ao fato de que realmente estava incapaz de trabalhar, não será necessário pagar.
O projeto de lei contava com o prazo até o final do ano de 2024 para ser analisado e aprovado pelos senadores e deputados brasileiros.
Abordagem do texto na Câmara dos Deputados
Na Câmara dos Deputados, entretanto, houveram algumas adições de trechos que iria determinar sobre como deveria ser a cobrança dos honorários em caso de revitalização da prova de vida sem que se tenha direito. Alguns cidadãos contestaram a decisão ao argumentar que agora, os peritos irão excluir todo mundo somente para que consigam aplicar a multa da cobrança pela pasta.
Atualmente, é estimado que mais de 800 mil pessoas estejam esperando em filas de espera para serem beneficiadas com algum benefício de incapacidade do INSS. No entanto, os peritos estão fazendo greves e manifestações em todo o Brasil devido ao fato de que desejam que haja o reajuste do salário em 19%. O setor também pede que o número máximo de pessoas que devem ser atendidas em apenas um dia é de 12 visto que, mais do que isso, poderia fazer com que houvesse uma perda de qualidade em relação ao atendimento.
Leia mais: INSS: como fazer agendamento presencial em uma agência?