Alerta!! Governo define novo prazo para trocar seu RG!!
Novo modelo traz QR Code e podem ser acrescentados diversos número de documentosÉ de conhecimento geral que o Governo está aos poucos atualizando o documento de identidade, mais conhecido como RG. Todos os brasileiros serão obrigados a trocar a carteira antiga pelo novo documento cujo nome será Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Todavia, muitos brasileiros estão confusos quanto aos prazos necessários para troca do documento. Mas não é preciso se afobar, pois nem todos os Estados Brasileiros estão emitindo a nova CIN.
No texto a seguir, vamos explicar mais sobre o assunto. Acompanhe!
Prazo para emitir o novo RG
Primeiro de tudo precisamos lembrar que a emissão oficial do novo RG por todos os estados terá até 6 de novembro, quando todos os órgãos de identificação do país estarão com os sistemas atualizados e aptos para a emissão do documento.
Quanto aos prazos, os brasileiros podem respirar despreocupados, pois todo e qualquer cidadão terá até 2032 para trocar o atual modelo do RG que possuem pela nova Carteira de Identidade Nacional.
Isso porque o governo definiu que começará a exigir o novo documento somente em 2032, ou seja, até lá todos os cidadãos terão tempo mais que suficiente para realizar a troca do documento com calma.
A troca da identidade antiga pela nova CIN é gratuita, assim como as renovações.
O que será preciso para tirar a CIN?
Para tirar o novo documento de identidade, os cidadãos devem ter em mãos:
- Certidão de casamento ou nascimento;
- Documento oficial com foto;
- CPF regularizado.
Mudanças
A principal mudança do novo RG está na implementação do CPF como numeração única do documento, ou seja, seu atual número de RG deixará de existir.
O novo documento contará com um QR Code que facilita a leitura por qualquer dispositivo apropriado, inclusive por um smartphone.
Contudo, a maior mudança é poder incluir o nome social sem a necessidade de alteração no registro civil. Além disso, é possível acrescentar a numeração de uma série de documentos como Título de Eleitor, Numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, Certificado militar e Carteira nacional de saúde.
Além disso, é possível incluir se existe alguma deficiência física e o tipo sanguíneo, que pode ajudar caso precise de algum tipo de socorro.
A CIN substitui o passaporte?
Negativo. Todavia, ela segue padrões internacionais e possui o código MRZ – o mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul.