Ao menos 70 cidades tiveram a liberação do FGTS antecipado, entenda motivo!
Durante o mês de janeiro e fevereiro, ao menos 70 cidades do Brasil foram afetadas com o excesso de chuvas em estados como Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Por isso, a Caixa informou que estaria realizando a liberação do valor de até R$ 6,2 mil em relação ao saldo do Fundo de garantia do tempo de Serviço, FGTS, como forma de movimentar a economia e garantir que essas pessoas deveriam ter condições para pagar as suas contas e comprar novos itens para casa. Algumas cidades que receberam a antecipação do saldo de R$ 6,2 mil foram Águas Formosas, Almenara, Betim, Brumadinho, Cláudio, Congonhas, Dores do Indaiá, Governador Valadares, Igarapé, Itabirito, todas localizadas no estado de Minas.
FGTS
Existem algumas regras para as pessoas que possuem interesse em ter o saldo antecipado do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço como de ter sido demitido sem justa causa ou de conta com alguma doença que pode comprometer a vida do cidadão. O fato de estar trabalhando há mais de 3 anos sem estar com a carteira de trabalho assinada também lembra ao cidadão o direito de sacar o benefício.
Outro lado positivo é que o valor do saldo ainda pode ser usado como forma de abater uma parte dos juros. E, deste modo, consegue-se ter acesso a financiamento da casa própria. O saldo somente não pode ser usado em caso de financiamento de carros e motos.
Em suma, a contribuição do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço faz parte da obrigação de todas as empresas que contam com contratação de funcionários na modalidade de CLT. Neste caso, deve-se ter acesso a ao menos 8% do valor do salário que será usado pelos colaboradores durante um momento de dificuldade. O não pagamento pode ocasionar na aplicação de multas pelo Ministério do Trabalho.