Auxílio Brasil: nova rodada começa na próxima semana

Veja detalhes sobre os novos pagamentos do programa Auxílio Brasil do Governo Federal e tire as últimas dúvidas antes da retirada

Daqui a menos de uma semana, o Governo Federal deverá iniciar mais uma rodada de pagamentos do programa Auxílio Brasil. De acordo com as informações oficiais, os repasses serão retomados já a partir do próximo dia 19. A expectativa é de que as liberações aconteçam com base no final do Número de Identificação Social (NIS) de cada cidadão.

Para este mês de setembro, o calendário usado para os pagamentos é o mesmo que foi anunciado no início deste ano. Assim, as liberações acontecerão mais um vez nos 10 últimos dias úteis do mês. Segue valendo também a regra de que cada cidadão tem um prazo de 120 dias, ou seja, quatro meses, para movimentar a quantia.

No último mês de agosto, o governo fez uma experiência e decidiu antecipar os repasses do benefício logo para a primeira quinzena. A mudança chegou a ser publicada no Diário Oficial da União (DOU). Entretanto, a alteração não é válida para este mês de setembro. O Governo afirma que não conseguiu realizar os trâmites em tempo hábil.

Para setembro, também segue valendo a ideia de que o valor do projeto precisa ser de, no mínimo, R$ 600 por família. Este é o segundo mês que o governo fará os repasses turbinados. O aumento de patamar só foi possível por causa da aprovação da chamada PEC dos Benefícios pelo Congresso Nacional em julho.

O processo de seleção segue o mesmo. Para ter direito ao Auxílio Brasil do Governo Federal, o cidadão precisa ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Além disso, também é necessário ter uma renda per capita que coloque o cidadão em situação de extrema-pobreza, ou de pobreza

Destaques sobre *** por e-mail

Consulta

Informações de bastidores dão conta de que o plano do Governo Federal é inserir mais de 800 mil pessoas no Auxílio Brasil neste mês de setembro. Caso o número se confirme, o total de atendidos pode ultrapassar a marca dos 21 milhões de atendidos.

Para saber se você está entre os novos usuários, não é preciso se dirigir até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Basta consultar as informações do app do Auxílio Brasil, que já está disponível para download.

Auxílio Brasil

Abaixo você pode conferir o calendário detalhado do projeto para este mês de setembro. Note que o sistema divide os grupos de acordo com o Número de Identificação Social (NIS). Veja abaixo:

19 de setembro: Usuários com NIS final 1

20 de setembro: Usuários com NIS final 2

21 de setembro: Usuários com NIS final 3

22 de setembro: Usuários com NIS final 4

23 de setembro: Usuários com NIS final 5

26 de setembro: Usuários com NIS final 6

27 de setembro: Usuários com NIS final 7

28 de setembro: Usuários com NIS final 8

29 de setembro: Usuários com NIS final 9

30 de setembro: Usuários com NIS final 0

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis