Auxílio emergencial: aprenda como fazer a devolução do benefício.
O auxílio emergencial foi um recurso criado para diminuir os efeitos da grande crise econômica que se deu pela pandemia de covid-19. Mas, infelizmente, o benefício é entregue indevidamente para algumas pessoas que não se enquadram no perfil de requisitos previstos legalmente.
Por isso, para aqueles que querem estornar o valor recebido, aqui está um pequeno tutorial de como fazer a devolução do auxílio emergencial.
Quem precisa devolver?
Por que fazer a devolução do auxílio?
Além de uma questão de moralidade bem como de bons costumes de cidadania, devolver o auxílio emergencial evita a acusação de falsidade ideológica e estelionato para quem recebeu o dinheiro indevidamente. Isso poderia levar a pessoa a cumprir cincos de prisão.
E como fazer a devolução desse benefício?
A princípio, a única forma disponibilizada pelo Governo Federal para realizar a devolução do auxílio emergencial é por meio do seguinte site: devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br
Para isso é preciso acessar o site e preencher o Número de Identificação Social (NIS) ou o CPF.
Mas se atente à seguinte informação:
Todos aqueles que requereram a devolução têm como obrigação passar dados corretos, sem nenhum tipo de omissão. Portanto, em hipótese nenhuma o cidadão pode usar dados de terceiros em cadastros públicos. Isso acarretará numa possibilidade de prisão por crime de falsidade ideológica.
Veja também: https://otrabalhador.com/auxilio-emergencial-pode-ser-renovado-ate-o-fim-de-2021/