BC reabre consulta a R$ 6 bilhões em valores esquecidos
Site do SVR permite descobrir se há dinheiro esquecido em bancos a partir de consulta com CPFO brasileiro tem a chance de resgatar dinheiro esquecido ou inesperado em algum banco, consórcio ou outra instituição, graças ao Banco Central. A instituição criou o sistema de Valores a Receber. Desde 28 de fevereiro deste ano é possível consultar se há valores a receber no sistema financeiro.
O Sistema de Valores a Receber (SVR) será reaberto em 7 de março e os cidadãos já poderão consultar se têm recursos “esquecidos” em instituições financeiras, informou o Banco Central (BC).
Segundo o BC, a segunda fase do SRV pode liberar até R$ 6 bilhões na economia para 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs. A nova fase também trará novidades, como a criação de uma sala de espera virtual e consulta de valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiros e testamentários.
O que é o Sistema Valores a Receber?
O Sistema de Valores a Receber (SVR) é um serviço do Banco Central que permite ao cidadão consultar se ele, sua empresa ou pessoa falecida tem dinheiro esquecido em algum banco, consórcio ou outra instituição. Caso tenha, o sistema também permite solicitar o valor. As quantias são referentes a:
- Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;
- Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados;
- Tarifas cobradas indevidamente;
- Parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente;
- Contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas com saldo disponível;
- Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível; e
- Outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.
Como consultar
Assim, o cidadão deve acessar o site do Sistema Valores a Receber (valoresareceber.bcb.gov.br/publico) para consultar dinheiro esquecido. Em seguida, precisa informar seu CPF e data de nascimento e clicar rem “Consultar”;
Aparecerá na tela se a pessoa tem valores a receber ou não. Caso tenha valores a receber, a página exibirá uma data de agendamento em que será possível saber o valor exato disponível e como solicitar o resgate do dinheiro.
Por fim, as datas de resgate dos valores seguem o ano de nascimento do cidadão ou de criação empresa.