Benefício do INSS; decisão judicial promete facilitar a rapidez na concessão do pedido

Na última sexta-feira (9) uma decisão judicial do Conselho Nacional de Justiça promete tornar mais rápida a liberação de benefício do INSS.

Na última sexta-feira (9) uma decisão judicial do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) promete tornar mais rápida a liberação de benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A medida consta na Portaria PRES/INSS nº 1.490 e afirma que, a partir de 1º de outubro deste ano, o recebimento e atendimento das demandas judiciais sobre a implantação de benefícios deve ser feita de forma automática, ou seja, por meio de recursos digitais. Vale lembrar que a decisão tem validade para todo o território nacional.

 

Como funciona o processo judicial para a liberação de benefício do INSS?

Atualmente a liberação de benefício do INSS acaba por ser muito longa. Depois que a justiça decide a favor do requerente ao benefício, até a decisão chegar ao INSS e este, efetivamente, liberar o benefício, o tempo pode chegar a nove meses. Ao menos essa é a média em que quem entrou com ação judicial tem que esperar.

Destaques sobre *** por e-mail

O que dificultava a liberação dos benefícios eram os trâmites de documentos entre a Justiça e o INSS; o processo é manual. Na prática, quando o juiz solicitava o documento ou emitia uma decisão, tinha que esperar o funcionário atender, enviar o documento ou efetivamente a decisão chegar ao próprio INSS.

Veja também como ficará o valor dos benefícios do INSS para 2023

 

O que vai mudar com a implementação do novo sistema

Com a implementação do novo sistema do CNJ, todo o judiciário brasileiro poderá ter acesso automático a qualquer informação previdenciária que precisar, sem precisar recorrer aos funcionários do INSS.

Entre os documentos estão o processo administrativo, os dossiês médicos, a ordem de pagamento. Neste último caso, então, a sentença chegará imediatamente ao próprio INSS que terá que cumprir a decisão judicial imediatamente.

Além de agilizar o processo de liberação de benefícios, a automatização permitirá que os próprios servidores do INSS possam atuar em outras atividades; a desburocratização de alguns processos que podem ser informatizados permitirá a otimização do serviço.

Quais benefícios serão contemplados pelo novo modelo?

Nem todos os benefícios do INSS serão contemplados. A medida legal vale os Benefícios de Prestação Continuada, conhecidos como BPC – LOAS, e também para o Benefício por Incapacidade Permanente do segurado especial.

A rapidez do sistema, digital e pela internet, permitirá que a implantação da liberação de benefício ocorra em um minuto aproximadamente, já que a informação para os autores, magistrados e advogados será instantânea.

 

E aí, esta matéria lhe ajudou? Gostou das informações? Compartilhe com seus amigos e familiares.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis