Brasil registra até 600 mil golpes relacionados à emprego falso

Brasil registra até 600 mil golpes relacionados à emprego falso. Veja a seguir mais sobre os golpes relacionados à emprego falso.

Uma série de criminosos estão anunciando falsas vagas de emprego, vagas estas que não existem e está sendo feita apenas como uma desculpa para aplicar golpes, o que vai acabar contaminando o computador do usuário com vírus e assim roubando os seus dados financeiros.

Se já não bastasse o grande número de brasileiros que estão desempregados, muitos destes estão sendo vítimas de golpes. Os criminosos oferecem essas vagas de emprego que, na verdade, não existem e com o intuito de roubar dados.

Somente entre setembro de 2021 e fevereiro deste ano, ao menos 608 mil tentativas foram feitas oferecendo falsos empregos pela Internet. A pandemia e a crise econômica acabaram gerando um grande aumento no número dos desempregados, sendo que quase 15 milhões de pessoas no Brasil estão em busca de emprego neste momento.

Como os golpes de emprego falso estão iniciando?

Geralmente, as fraudes têm início após um anúncio, que pode acontecer em um site que não seja conhecido, mas em algumas ocasiões a mensagem está chegando através do e-mail ou mesmo através de uma mensagem por WhatsApp.

Destaques sobre *** por e-mail

Na maioria das ocasiões, a oferta comenta que se trata de uma ótima oportunidade de emprego. As propostas também costumam ser tentadoras, oferecendo um dinheiro muito maior do que se poderia ganhar na média nacional, geralmente começando no momento em que a vítima realiza a seleção.

Antes de ela pensar que irá assumir a vaga, será informada pela ‘suposta recrutadora”, através de mensagens de texto, necessário realizar uma transferência no valor de R$ 800 por Pix, para que a pessoa possa garantir essa vaga.

O que acontece após o pagamento aos golpistas?

Após realizar o pagamento e enviar o mesmo comprovante, a vítima começa a ser ignorada e não terá mais respostas para a vaga de emprego que ela procurava. Em muitas oportunidades, o candidato vai até o suposto endereço que a empresa havia mandado, mas chegando lá acaba tendo a certeza de que foi vítima de uma fraude.

É neste momento que começa a bater o desespero e que percebe que foi mais uma que caiu nos tantos golpes aplicados e a partir daí muitos acabam entrando em estado de depressão, além dos já existentes problemas econômicos.

Além do citado anteriormente, nenhuma empresa pode solicitar um valor para “preencher uma vaga” e se isso acontecer, já será motivo para se desconfiar de que pode ser um falso emprego.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis